Prefeitura do Rio envia contestação à Justiça sobre campo de golfe olímpico

Publicado em 29/10/2014 - 22:29 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio enviou contestação à Justiça sobre ação civil movida pelo Ministério Público (MP) contrária ao projeto atual de construção do campo de golfe olímpico, em uma área próxima ao Parque Natural de Marapendi e englobando uma parte, na Barra da Tijuca. O campo está sendo construído por uma empreiteira, que em troca recebeu um terreno ao lado, para erguer um condomínio de luxo.

A decisão deverá ser anunciada na próxima sexta-feira (31), pelo juiz Eduardo Antônio Klausner, da 7ª Vara de Fazenda Pública. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse hoje (29) que foi encaminhada contestação à ação civil pública do MP, que pede o remanejamento de três dos 18 buracos do campo de golfe.

“Vamos apresentar a contestação e aguardar a decisão do juiz. Este aqui é um país democrático. As pessoas têm o direito de contestar, de pedir adaptações. A gente tem muita convicção do que está sendo feito no campo de golfe. Aquilo era uma cimenteira abandonada e nós estamos recuperando”, disse Paes, na abertura do 40º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, no Sambódromo, onde ocorrerão as provas olímpicas da modalidade.

Sobre a possibilidade de realocar os buracos, Paes sustentou que é preciso respeitar os parâmetros olímpicos. “Não tem nenhuma proposta de realocação de buracos. Você tem que respeitar um padrão olímpico. Apresentamos a contestação, estamos discutindo com o Ministério Público, a gente entende que estamos ganhando área de parque, retomando uma área que estava degradada por uma cimenteira. É um show de desconhecimento. Parece que alguém destruiu um parque e construiu um gramado”, destacou Paes, que não quis adiantar o conteúdo da contestação enviada à Justiça.

Presente ao evento, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, evitou se posicionar sobre a questão e disse que as providências estavam sendo tomadas pela prefeitura. “Sobre o campo de golfe, a gente tem plena confiança de que tudo será acertado, a prefeitura encontrará a solução”, disse Nuzman. O campo de golfe será público, mas algumas entidades da sociedade civil, contrárias ao projeto, argumentam que o acesso da população será restrito.

As provas do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco começam nesta quinta-feira (30) e terminam no sábado (1º), reunindo 216 arqueiros, de 13 estados. O público pode acompanhar a disputa no início da manhã e se estendem até o fim da tarde. A entrada é gratuita.


Fonte: Prefeitura do Rio envia contestação à Justiça sobre campo de golfe olímpico

Edição: Aécio Amado

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias