Petrobras afirma desconhecer investigações americana sobre suborno

Publicado em 12/11/2014 - 20:58 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Em nota divulgada hoje (12) à noite, a Petrobras afirmou desconhecer que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ou a Securities and Exchange Comission (SEC) estejam investigando eventual violação à legislação americana pela estatal brasileira.

O esclarecimento é uma referência à matéria publicada no fim de semana pelo jornal Financial Times, afirmando que os dois órgãos americanos apuram a possibilidade das denúncias de desvio de dinheiro da Petrobras terem infringido a Lei Anticorrupção norte-americana.

De acordo com o jornal, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a SEC abriram investigações criminal e civil, respectivamente. Eles querem saber se autoridades e funcionários da empresa receberam suborno.

A nota da Petrobras revela que a estatal não recebeu notificação a respeito de investigações. Salienta que já informou sobre a investigação do caso. “A Petrobras, através do escritório americano contratado para conduzir as investigações independentes, Gibson, Dunn & Crutcher LLP, fez contato com os referidos órgãos americanos, informando sobre o início dos trabalhos para apurar tais denúncias na companhia”, conclui a nota.


--
Aline Leal
Repórter da Agência Brasil
www.agenciabrasil.ebc.com.br
Empresa Brasil de Comunicação

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias