EBC lança séries que tratam de diversidade religiosa

Publicado em 08/12/2014 - 22:53 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou hoje (8) duas séries que vão integrar a programação da TV Brasil a partir desta semana: Entre o Céu e a Terra e Retratos de Fé. Ambas abordam a temática da diversidade religiosa e têm 26 episódios cada.

 

 Entre o Céu e a Terra, e Retratos de Fé (Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente da EBC, Nelson Breve, participa do lançamento da faixa Diversidade Religiosa da EBC, que estreia na TV Brasil duas séries: Entre o Céu e a Terra e Retratos de Fé /Valter Campanato/Agência Brasil

Entre o Céu e a Terra vai ao ar toda quarta-feira às 20h. Cada episódio dura 52 minutos. A série contará a história de Alberto, um biólogo que se envolverá em questões relacionadas à temática da morte, origem da vida e de fenômenos visto como milagres. "Uma história sobre todos nós", como resume a própria produção. Trata-se de uma mistura de ficção e documentário, com depoimentos de representantes de várias religiões. 

Retratos de Fé é um documentário que apresenta 111 depoimentos gravados em 15 estados, de todas as regiões do país.  Cada episódio da série tem a duração de 26 minutos e será apresentado toda quinta-feira às 20h. 

"Muitas vezes, os grupos hegemônicos prevalecem, mas não devem prevalecer nas questões da diversidade. Precisamos abrir para todos os grupos", disse o diretor-presidente da EBC, jornalista Nelson Breve. "O peso maior que a gente deve levar em consideração é a missão de que devemos alcançar os outros grupos, aqueles que não têm visibilidade nenhuma e precisam de algum canal para mostrar a sua cultura e a sua expressão religiosa", acrescentou, referindo-se ao papel da comunicação pública. 

A produção das séries foi selecionada por pitching, cujos editais foram lançados no ano passado. Retratos de Fé foi produzido pela Aldeia Produções, que recebeu R$ 910 mil, e Entre o Céu e a Terra, da Realejo Filmes, que recebeu R$ 1,3 milhão. 

"Espero que a gente possa contribuir um pouquinho para mostrar esse universo maravilhoso. Para se respeitar, é preciso conhecer. Estamos trazendo um pouco desse universo para que as pessoas entendam e se respeitem mais", disse Breno Nogueira, da Aldeia Produções. 

Para a alta sacerdotisa da religião wicca e presidente da Associação Brasileira de Arte e Filosofia da Religião Wicca (Abrawicca), Mavesper Cy Ceridwen, a exibição das séries é um avanço. "Para nós, que participamos de uma religião muito minoritária, muito desconhecida, como a wicca, a bruxaria moderna, a grande importância desses espaços nos meios de comunicação é diminuir a ignorância. Diminuindo a ignorância das pessoas sobre essas práticas, certamente haverá uma proporcional diminuição do preconceito". 

A mãe-de-santo Railda Rocha Pitta, do Ase Opô Afonjá Ile Osun Iya Olorisa, defendeu a diversidade religiosa e a importância de as pessoas conhecerem outras religiões. "É preciso acordar para a diversidade. Tem que ter diversidade, tem que ter respeito. É o que falta nas pessoas".

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias