PRF tenta reduzir colisões frontais em estradas federais do Rio

Publicado em 30/12/2014 - 09:26 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Polícia Rodoviária Federal voltou suas atenções para evitar colisões frontais nas estradas federais do estado do Rio. Haverá reforço do policiamento, com viaturas em locais estratégicos em estradas como a BR-101 Norte, na altura de Campos, e também no trecho da Rio-Santos em Angra dos Reis.

Entre os dias 20 e 25 de dezembro, foram registradas nove mortes nas estradas, sendo quatro causadas por esse tipo de acidente. As demais decorreram de atropelamentos de pedestres e quedas de moto.

A assessora de relações públicas da PRF no Rio, inspetora Marisa Dreys, disse ontem (29) ao programa Redação Nacional, da Rádio Nacional, que o objetivo é evitar acidentes graves: "Decidimos focar a atenção nos acidentes mais graves para tentar reduzir o número de mortos e feridos no trânsito."

A escolha dessas vias se deve ao fato de colisões frontais ocorrerem com maior frequência em trechos de pista simples, em que não há mureta dividindo os carros que seguem em sentidos opostos. Nesses locais, ultrapassagens proibidas acabam gerando as colisões frontais. Segundo a PRF, apesar de representarem 3% dos acidentes, essas colisões causam 30% das mortes no trânsito.

A PRF pede que os motoristas sigam a sinalização e respeitem as regras de trânsito, inclusive com o uso de cinto de segurança em todos os assentos.

O balanço nacional divulgado pela corporação aponta queda de 51% no índice de acidentes graves e de 16% no índice de mortalidade, com 2,1 mortes por milhão de veículos. Entre 20 e 25 de dezembro, foram registrados 3.258 acidentes em todo o país, sendo 282 considerados graves. Nessas ocorrências, 2.224 se feriram e 183 morreram.

Já a Polícia Militar não divulgou resultado parcial sobre a operação de fim de ano nas estradas estaduais, mas informou que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai atuar com 78 policiais militares, 39 viaturas, dois caminhões, cinco motocicletas e um reboque distribuídos nas regiões Serrana e dos Lagos, além do sul, norte e nordeste fluminense. Já o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) vai patrulhar os principais acessos, com 68 policiais e 34 viaturas.

Edição: José Romildo

Últimas notícias