Centro de Operações do Exército coordena segurança em todo o trajeto de Dilma

Publicado em 01/01/2015 - 16:09 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está fechada para o trânsito desde ontem (31) devido à festa da virada. Hoje (1º), a circulação de carros continua vetada nas duas avenidas principais que concentram os prédios do governo devido ao forte esquema de segurança montado para a posse da presidenta Dilma Rousseff. Esse esquema é coordenado pelo Centro de Operações do Exército Brasileiro, que funciona no Setor Militar Urbano de Brasília, a cerca de 12 quilômetros, em linha praticamente reta, da Esplanada.

O centro de controle recebe imagens de 64 câmeras de vigilância, espalhadas pela Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em pontos considerados estratégicos pelos militares.

A sala concentra o monitoramento da segurança de toda a cerimônia, que conta com mais de 4 mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Segundo o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto, coronel Carlos Henrique Guedes, a ação começou a ser planejada há três meses e a sala passou a operar no dia 27 de dezembro.

“O nosso objetivo é dar toda a segurança para a posse. As câmeras instaladas nos ministérios e as que estão nas motos e helicópteros seguem todo o comboio presidencial. Qualquer distúrbio percebido é logo relatado para as equipes que estão na Esplanada dos Ministérios e que saberão agir de acordo com o caso”, disse Guedes.

De acordo com ele, o centro facilita as ações de segurança durante o evento. “Tudo foi pensado estrategicamente para dar segurança à presidenta e à população que assiste à posse. Nada que ocorrer na Esplanada dos Ministérios escapa das câmeras, dos militares que estão lá e dos agentes à paisana”, afirmou.


Fonte: Centro de operações do Exército coordena segurança da posse

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias