Falta de energia elétrica deixa 1,2 milhão sem água em São Paulo

Publicado em 22/01/2015 - 17:58 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo
Atualizado em 22/01/2015 - 22:23

A falta de energia elétrica provoca desabastecimento de água em diversas cidades do estado de São Paulo e em bairros da capital paulista. De acordo com a Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a queda de energia foi às 4h da manhã de hoje (22) e afetou a operação de duas estações elevatórias: a Jardim São Luiz, que está com a energia reestabelecida, e a João XXIII, que recebe eletricidade de forma irregular.  As estações são necessárias para o abastecimento de água.

A paralisação da Elevatória João XXIII deixa sem água os municípios de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra e parte de Cotia - cidades da Grande São Paulo - e ainda a região do Jardim Arpoador, na capital. A estação abastece 600 mil pessoas. Segundo a Sabesp, a eletricidade foi restabelecida no meio da tarde, porém com tensão insuficiente para a retomada do funcionamento da estação. Ainda de acordo com a companhia, há  previsão de que a tensão total seja estabelecida à 0h desta sexta-feira (23). "Se confirmado o prazo dado pela Eletropaulo, o abastecimento será,  então, retomado paulatinamente, podendo demorar de 24 horas a 48 horas, dependendo da temperatura", acrescentou em nota.

Na capital, na região dos bairros Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Parque Fernanda e Capão Redondo, na zona Sul, o abastecimento foi prejudicado pela falta de energia na Estação Elevatória de Água Jardim São Luiz, que atende a 620 mil pessoas. O fornecimento de energia, interrompido por volta das 4h, foi restabelecido às 10h. A previsão é que o abastecimento dos bairros seja normalizado até amanhã (23) cedo.

* matéria atualizada às 22h22 para acréscimo de informações

Edição: Beto Coura

Últimas notícias