Chuva forte leva Rio de Janeiro a entrar em estágio de atenção

Publicado em 28/01/2015 - 18:42 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A chuva forte de hoje na zona oeste do Rio de Janeiro levou prefeitura do Rio a decretar estágio de atenção no município. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), em uma escala de 1 a 3, o estágio de atenção é o segundo nível e representa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte nas horas seguintes.

A recomendação é que a população permaneça em casa ou procure um local seguro, evitando áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos. Os moradores devem ficar atentos a sinais de rachaduras nas residências. Se houver trincas ou abalo na estrutura, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 e a casa precisa ser desocupada.

Quem mora em áreas de risco deve prestar atenção aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Se isso acontecer, os moradores devem ir para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal.

Para os casos de vento forte e chuvas com descargas elétricas, as pessoas devem evitar ficar perto de árvores ou em áreas descampadas. Para que bueiros e galerias não fiquem entupidos com o deslocamento de lixo pela água da chuva, a Defesa Civil recomenda que se coloque lixo apenas nos pontos de coleta.

Nas estradas é preciso redobrar a atenção, se estiver chovendo, porque as pistas ficam escorregadias e pode haver bolsões de água. É bom manter os faróis acesos.

Para as emergências, quem necessitar pode ligar para os números 193, do Corpo de Bombeiros, 199, da Defesa Civil, ou 1746, da Central de Atendimento da prefeitura.

Edição: Stênio Ribeiro

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Gasolina
Economia

Inflação de julho foi puxada por preços da gasolina e eletricidade

Segundo IBGE, os combustíveis, de uma forma geral, subiram 3,12%, devido a aumentos de preços no óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e gás veicular (0,56%).

Comércio de rua em Brasília.
Economia

Inflação oficial fica em 0,36% em julho, diz IBGE

Com o resultado, o IPCA acumula taxas de inflação de 0,46% no ano e de 2,31% em 12 meses, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Mortes por explosão em Beirute sobem para 154

Ministro da Saúde, Hamad Hasan, disse que uma em cada cinco, das 5 mil pessoas feridas na explosão de terça-feira (4), precisou de hospitalização e 120 estavam em estado crítico.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em junho

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

Geral

No Rio, deslizamento no morro da Mangueira atinge 12 casas

Defesa Civil isolou a área atingida e equipes aguardam a retirada do material que deslizou para avaliar o estado das casas. Vinte agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão a postos.

bola liga dos campeões
Esportes

Liga dos Campeões da Europa retorna com jeito de Copa do Mundo

Torneio terá jogos sem torcida e reta final será disputada em Lisboa, em jogo único, nos estádios José Alvalade (Sporting) e da Luz (Benfica).