Chuva forte leva Rio de Janeiro a entrar em estágio de atenção

Publicado em 28/01/2015 - 18:42 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A chuva forte de hoje na zona oeste do Rio de Janeiro levou prefeitura do Rio a decretar estágio de atenção no município. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), em uma escala de 1 a 3, o estágio de atenção é o segundo nível e representa possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte nas horas seguintes.

A recomendação é que a população permaneça em casa ou procure um local seguro, evitando áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos. Os moradores devem ficar atentos a sinais de rachaduras nas residências. Se houver trincas ou abalo na estrutura, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 e a casa precisa ser desocupada.

Quem mora em áreas de risco deve prestar atenção aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Se isso acontecer, os moradores devem ir para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal.

Para os casos de vento forte e chuvas com descargas elétricas, as pessoas devem evitar ficar perto de árvores ou em áreas descampadas. Para que bueiros e galerias não fiquem entupidos com o deslocamento de lixo pela água da chuva, a Defesa Civil recomenda que se coloque lixo apenas nos pontos de coleta.

Nas estradas é preciso redobrar a atenção, se estiver chovendo, porque as pistas ficam escorregadias e pode haver bolsões de água. É bom manter os faróis acesos.

Para as emergências, quem necessitar pode ligar para os números 193, do Corpo de Bombeiros, 199, da Defesa Civil, ou 1746, da Central de Atendimento da prefeitura.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias