Rio terá programação especial amanhã para comemorar dia do padroeiro

Publicado em 19/01/2015 - 14:53 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro terá programação especial no Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, que comemora 450 anos. Na foto, o cardeal arcebispo do RJ, Dom Orani Tempesta segura a imagem do santo (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, segurando a imagem do santo, anuncia programação especial para o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidadeTomaz Silva/Agência Brasil

O Rio de Janeiro terá programação especial amanhã (20), Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, que comemora 450 anos este ano. Entre as atividades, destacam-se uma corrida de rua, encenação teatral e procissão com a imagem do santo, conforme informações da Arquidiocese do Rio.

Além disso, a Igreja dos Capuchinhos (Paróquia de São Sebastião), na Tijuca, zona norte da cidade, onde estão guardadas relíquias históricas da cidade, será transformada em santuário pela Arquidiocese e em templo religioso pela prefeitura. Na igreja estão guardados os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade, o marco de fundação e a imagem histórica de São Sebastião.

“É o reconhecimento da importância da paróquia como lugar de peregrinação. Nela, há peregrinação por causa de São Sebastião e relíquias ligadas à cidade. A igreja é reconhecida como local de afluência do povo e de devoção”, disse o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

A programação do dia começa às 7h30, com uma corrida de rua, que deverá envolver 5 mil pessoas. A missa principal na igreja será às 10h. Às 16h, a imagem de São Sebastião guardada na igreja, que teria sido trazida por Estácio de Sá de Portugal, será levada em procissão pelas ruas do Rio até a Catedral Metropolitana, no centro da cidade. Desde 1958, a imagem só saiu da igreja no ano 2000, quando foram comemorados os 500 anos do descobrimento do Brasil. Amanhã, no meio do trajeto, no bairro do Estácio, 450 crianças soltarão um balão cada uma em homenagem ao aniversário da cidade.

Na chegada da procissão à catedral, um helicóptero da Polícia Civil despejará pétalas de rosa sobre a Avenida Chile. Do lado de fora da catedral, será encenado o Auto de São Sebastião.

Ao mesmo tempo, os restos mortais do seminarista e surfista Guido Schaffer, morto em 2009, aos 34 anos, serão levados em uma carreata da igreja da Tijuca até a Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na zona sul. O processo de beatificação e canonização de Schaffer já tramita no Vaticano.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.