Angra dos Reis comemora 513 anos com festejos e queima de fogos

Publicado em 06/01/2015 - 18:41 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A cidade de Angra dos Reis - no litoral sul do Rio de Janeiro, também conhecido como Costa Verde - comemora hoje (6) 513 anos. A festa, organizada pela prefeitura, começou na noite de ontem (5), com atividades na Praça Zumbi dos Palmares e na sede do governo municipal. Houve queima de fogos, apresentação de folia de reis e o tradicional corte de um bolo no prédio da prefeitura.

A forte chuva que atingiu o município na tarde de ontem não impediu a realização de parte do evento, segundo a prefeitura, mas alguns shows com bandas locais foram cancelados porque o palco principal, que receberia as atrações, ficou encharcado. Começou a chover por volta das 15h e só parou às 23h.

Na Praça Nilo Peçanha, outro local usado para os festejos, houve a apresentação das folias de reis Luz Divina, Divino Esplendor, Estrela Guia, João Alves e Filhos e dos Irmãos Moreira. As folias de reis também bateram à porta da prefeitura e foram recebidas pela prefeita Conceição Rabha para entrar e cantar, enquanto a Banda Jardim Sarmento, outra tradição cultural de Angra, apresentava uma tocata com os hinos Nacional e da cidade. À meia-noite houve queima de fogos, seguida do corte do bolo que, tradicionalmente, tem em seu interior uma aliança e uma moeda simbolizando, respectivamente, sorte no amor e fortuna para o ano novo a quem as encontrar.

As comemorações continuaram na manhã desta terça-feira, com alvorada festiva na praça da Igreja Matriz, no centro. Os músicos seguiram em cortejo até o Morro do Carmo, onde foi servido café da manhã comunitário, com participação da população e de autoridades da cidade para o hasteamento de bandeiras.

Angra dos Reis foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, dois anos após a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. O relato da descoberta foi feito por Gonçalo Coelho, que descreveu o local com muitas ilhas, montanhas, rios e verde. Era uma angra, uma enseada largamente aberta, que recebeu o nome de Angra dos Reis pelos aspectos naturais e por ser o dia dos Reis Magos. A cidade é hoje um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil.

Para a prefeita Conceição Rabha, abrir as portas da prefeitura e receber a folia de reis é uma alegria. Ela desejou que o povo tenha um ano de conquistas e sucessos, e destacou a importância cultural e a valorização do resgate histórico da cidade.

"Nesses três anos [à frente da prefeitura] tenho pautado o resgate da nossa tradição e da nossa história, tratando e olhando esse patrimônio histórico da folia de reis. Angra tem característica cultural remanescente de caiçaras, escravos e índios. É tudo uma miscigenação dentro da cidade. Quando se comemora essa festa, destacando a história e a valorização dos grupos culturais como as folias, que haviam desaparecido e hoje retornaram, trabalha-se mais com a questão cultural e histórica da cidade, e eu fico muito emocionada, porque tenho minhas raízes aqui", afirmou a prefeita.

A prefeita também falou sobre o desenvolvimento de Angra dos Reis, e enfatizou que trabalhar as questões públicas para trazer melhoria à cidade é o principal objetivo. Ela disse que "nos últimos anos, com a criação da rodovia e a industrialização, Angra foi se diversificando e se desenvolvendo por conta do turismo".

Conceição lembrou, também, da inauguração do Hospital Geral da Japuíba, no ano passado, resgatado após um processo de deterioração, além de mencionar que Angra ganhou a Delegacia Legal e a Delegacia Especial de Amparo à Mulher Vítima de Violência. A prefeita falou ainda que neste ano a cidade ganhará uma escola com projeto pedagógico especial para crianças e jovens especiais. Também haverá um processo de saneamento básico na Baía de Angra, a fim de preservar a natureza.

 


Fonte: Angra dos Reis comemora 513 anos com festejos e queima de fogos

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias