Dragagem do Porto do Rio de Janeiro vai custar R$ 210 milhões

Publicado em 24/02/2015 - 20:55 Por Da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assinou hoje (24) a ordem de serviço básico de dragagem do Porto do Rio de Janeiro, que será executada pelo Consórcio Van Oord/Boskalis. A obra está orçada em R$ 210 milhões e vai ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao complexo portuário do estado.

Segundo o Edinho Araújo, a obra é de grande importância, pois envolve também a economia do país e do estado. “Com a adequação do porto para navios de 345 metros de comprimento, vamos ter condições de receber navios de grande porte e isso é fundamental para a economia do país, principalmente para o Rio de Janeiro.”

O ministro explica que essa é uma obra fundamental para o crescimento da exportação e importação no porto. “Consideramos esse momento positivo, uma nota importante para importação e exportação brasileira tendo em vista as demandas que ocorreram ao longo desse tempo. A Secretaria de Portos da Presidência da República obedece uma orientação no sentido de capacitar cada vez mais nossos portos tornando os competitivos neste momento importante e singular na vida econômica do país” completou.

A obra envolve a dragagem de ampliação da geometria do canal de acesso, a bacia de evolução e o acesso aos berços de acostagem. Além disso, o Porto do Rio também receberá novos cabos submarinos de energia elétrica e de sistema de geração de energia em emergência, além de novos alimentadores de energia e de nova adutora de água potável à Marinha do Brasil.

O prazo de execução dos projetos básicos e de execução chega a cinco meses e das obras de dragagem e derrocamento, a 9 meses. O contrato prevê 20 meses para a conclusão da obra. A profundidade atual de 15 metros será obtida também na ampliação da bacia de evolução e do canal de acesso.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias