Defesa Civil de Angra permanece em estado de alerta por causa das chuvas

Publicado em 10/03/2015 - 15:34 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria de Defesa Civil de Angra dos Reis permanece em estado de alerta, após as chuvas do último fim de semana, que provocaram a queda de duas casas construídas de forma irregular na beira de encostas, naquele município da Costa Verde fluminense. Não houve vítimas.

O maior índice pluviométrico ocorreu de sábado para domingo, disse hoje (10) o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira. “O deslizamento foi relacionado à falha construtiva e à falta de um acompanhamento técnico na edificação. As pessoas, geralmente, constroem de forma desordenada, irregular, o que ocasionou isso [deslizamento].”

Segundo o secretário, uma das casas foi erguida em cima de galeria pluvial. “Com a chuva, a encosta desceu e levou parte da residência. A casa foi interditada e os moradores se abrigaram com parentes ou amigos. A Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos está prestando o apoio necessário às pessoas.”

Embora não esteja chovendo no momento em Angra dos Reis, mas, com base no acumulado das chuvas, Marco Oliveira avaliou que ainda há risco de deslizamentos. Por isso, a Defesa Civil continua monitorando as encostas e os pluviômetros. A previsão é de novas chuvas no município nos próximos dias. “Esperamos que essa chuva não venha com intensidade, porque pode agravar mais essas encostas, que estão saturadas.”

De acordo com Oliveira, o sistema de alerta e alarme funciona via SMS aos moradores, que contam também com um sistema de sirenes instaladas nas áreas mais críticas. E a secretaria é informada em tempo real sobre o volume de chuva que cai em lugares determinados pelo pluviômetro eletrônico.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Angra dos Reis informou que o bairro com mais alto índice de chuva (110 milímetros em 24 horas) foi o Serra d’Água, que limita com a cidade de Rio Claro. Na região, houve registro também de dois deslizamentos na rodovia RJ-155, mas o trânsito não chegou a ser interrompido.

O secretário renovou o pedido para que os moradores procurem a orientação da prefeitura de Angra dos Reis ou da Defesa Civil, antes de iniciar qualquer construção, para evitar danos ao patrimônio e salvar vidas.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias