logo Agência Brasil
Geral

MTST faz passeata por direitos e contra violência às mulheres

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 05/03/2015 - 19:33
São Paulo

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fez hoje (5) uma passeata pelas ruas centrais da capital paulista cobrando direitos e protestando pela violência contra as mulheres. Cerca de 3 mil pessoas participaram do protesto, segundo o MTST. De acordo com a Polícia Militar, havia 500 pessoas na concentração do ato.

A manifestação começou por volta das 15h30, na Praça da República, e passou pela Avenida São Luiz, pela Rua Xavier de Toledo, pelo Viaduto do Chá, pela Rua Líbero Badaró e a Rua Boa Vista até chegar à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

"O objetivo hoje é colocar nas ruas a problemática que vivem ainda hoje as mulheres trabalhadoras em relação à violência sofrida, à falta de atendimento por parte do Estado, do Poder Público, de acolhimento e de solução. Vamos denunciar as injustiças que ainda existem, como salário menor para mulheres que exercem as mesmas funções que os homens ou mesmo o ataque aos direitos trabalhistas femininos”, disse a coordenadora do MTST, Natália Zermeta.

Uma comissão de manifestantes foi recebida pelo chefe de gabinete da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Luís Flaviano Furtado. Elas apresentaram uma série de reivindicações e denúncias, como o não cumprimento da lei que proíbe visitas vexatórias nas prisões de São Paulo e casos de violência contra mulheres. De acordo com a pasta, as demandas serão encaminhadas aos órgãos competentes.