Pais de alunos protestam no Rio contra adiamento do início das aulas

Publicado em 10/03/2015 - 08:21 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Pais de alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap/UFRJ) promovem hoje (10) um aulão para protestar contra o adiamento do início das aulas da escola. Segundo a Associação de Pais, Alunos e Amigos do Cap/UFRJ, as aulas do ensino fundamental deveriam ter começado no dia 9 de fevereiro, e a data já foi adiadas três vezes.

As aulas do ensino médio chegaram a começar no 26 de fevereiro, mas foram suspensas na última sexta-feira (6). Agora, a previsão é que sejam iniciadas, no caso do ensino fundamental, ou retomadas, no caso do ensino médio, na próxima segunda-feira (16).

Tanto o Cap quanto as próprias unidades de ensino superior da UFRJ estão sem aulas devido à falta de limpeza em suas dependências. O serviço é feito, em parte das unidades, pela empresa Qualitécnica e foi interrompido por falta de pagamento da universidade. Mas, segundo a UFRJ, o serviço de limpeza deveria ser mantido mesmo sem o pagamento, pois o contrato prevê que a empresa trabalhe por até 90 dias sem o repasse de verbas.

Para Patricia Boueri, mãe de uma aluna da 4ª série do ensino fundamental, o atraso prejudica não só os alunos, mas também as próprias famílias. “As crianças estão prontas para vir à aula, então elas ficam abatidas, chateadas. Elas perguntam: 'adiou de novo? Por quê?' E as famílias têm que mudar a rotina para dar conta da presença dessa criança em casa. São pessoas que têm enorme dificuldade, porque pai e mãe trabalham. Às vezes não têm outras pessoas da família no Rio.”

O aulão está sendo ministrado por pais de alunos que também são professores. O tema do aulão é o manejo do lixo e o saneamento, temas que têm relação com o atual momento pelo qual passa a UFRJ.

Edição: José Romildo

Últimas notícias