Bancos de sangue do Rio querem garantir estoque durante os feriados

Publicado em 17/04/2015 - 17:51 Por Da Agência Brasil* - Rio de Janeiro
Atualizado em 20/04/2015 - 16:08

O Serviço de Hemoterapia do Instituto Nacional de Câncer (Inca) está precisando de doações de sangue e plaquetas a fim de abastecer o estoque que atende aos pacientes de suas cinco unidades hospitalares, já que, nos feriados, costuma haver diminuição significativa nas reservas, devido ao baixo comparecimento de doadores. Na próxima semana, há dois feriados, um nacional e outro estadual: Tiradentes, na terça-feira (21), e São Jorge, na quinta (23).

A campanha feita pelo Inca tem o objetivo de mobilizar as pessoas a fazerem as doações antes da saída  para o feriado prolongado, como diz a chefe do Serviço de Hemoterapia do órgão, Iara Motta. "Para evitar a queda acentuada no banco de sangue, precisamos de pelo menos 70 doações por dia. Apesar de agora o estoque estar regular, nos grandes feriados, a movimentação de doadores cai para quase 50% e pode haver prejuízo no futuro."

De acordo com dados do Inca, cerca de 1,3 mil pacientes são atendidos por mês e submetidos a procedimentos como cirurgias, quimioterapia, radioterapia e transplantes de medula óssea, além de cerca de 2 mil transfusões de sangue por mês, apenas na Unidade 1, no centro do Rio.

Iara ressalta ainda a importância da doação periódica para que os pacientes possam ser atendidos no momento necessário. "É importante todos perceberem que a doação é um processo contínuo e que precisamos de doadores sempre, pois os pacientes precisam [de sangue] a qualquer momento. Sem falar que o estoque tem validade. As plaquetas, por exemplo, duram apenas cinco dias."

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) também está em campanha para aumentar as doações, já que o estoque de sangue na unidade não está confortável. Segundo o Hemorio, as instalações têm a capacidade de atender diariamente 600 doadores, mas só comparecem ao instituto cerca de 300. Nos feriados, o número é ainda menor – a redução chega a 40%. O recomendado seria que, pelo menos, 450 pessoas fizessem doações diariamente.

O critério de doação nos dois locais é o mesmo: estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum.  O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. As declarações podem ser encontradas nos sites dos dois institutos. Não podem doar sangue as pessoas que apresentam risco de ter sido expostas ao vírus da Aids, portadores da doença de Chagas, quem teve ou tem hepatite B ou C, malária ou sífilis e hemofílicos.

O Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, no centro do Rio de Janeiro, funciona todos os dias, inclusive feriados, das 7h às 18h. Excepcionalmente, na próxima segunda-feira (20), o salão de doadores vai fechar meia hora mais cedo, às 17h30, e nos feriados desta semana (21 e 23 de abril) não vai funcionar. O banco de sangue do Inca fica na Praça da Cruz  Vermelha, também no centro, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 14h30 e aos sábados das 8h às 12h. Para a doação de plaquetas, é necessário marcar horário pelo telefone (021) 3207-1064.

 

* A matéria foi alterada às 16h09 do dia 20/04/15 para correção de informação sobre horário de funcionamento do Hemorio durante esta semana

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias