Cidades do interior do Rio concentram ocupação hoteleira em feriados prolongados

Publicado em 17/04/2015 - 18:22 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As cidades do interior do estado do Rio de Janeiro registram 79,64% de ocupação na rede hoteleira para o fim de semana prolongado com o feriado de Tiradentes. Divulgados hoje (17), os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (Abih-RJ). 

De acordo com os números, os municípios da Costa Verde e da Região dos Lagos lideram a procura, com média de 90%. Na região serrana, a taxa de ocupação chega a 55%, enquanto o Vale do Café, no centro-sul do estado, tem 85% dos quartos reservados. 

Na capital do estado, a média geral de ocupação registrada até agora é 59%. Os hotéis da zona sul lideram a procura, com 75,56% de quartos alugados nos bairros do Leme e de Copacabana e 71,5% em Ipanema e no Leblon.

Para o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, como abril tem três feriados (Semana Santa, Tiradentes e São Jorge) a demanda acaba diluída. Segundo Lopes, o bom desempenho do setor hoteleiro no interior é influenciado pela presença de turistas do próprio estado e da capital, que equivalem a 80% do público.

O secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, disse que a alta do dólar é um dos fatores que explicam o aumento do turismo de curta distância. “Os roteiros passaram a ser de regiões mais próximas de suas bases. Com isso, o interior do estado tem recebido um aumento expressivo de visitantes nos feriados e fins de semana”, explicou Nilo.

Para o feriadão de São Jorge, que se estenderá de 23 a 26 deste mês, a Abih-RJ espera que os municípios do interior registrem média de 66,07% de ocupação. A maior procura é pela Costa Verde, cuja taxa de ocupação alcança, até o momento, 79,5%. Em seguida, vêm a Região dos Lagos (70,5%), o Vale do Café (66,5%) e a região serrana (50%).

Segundo os dados, na capital, a média geral chegou a 44,09%, sem indicar aumento. Alfredo Lopes esclareceu que, por ser estadual, o feriado de São Jorge não costuma atrair turistas de outros estados. 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias