Trabalhadores do Recife aderem à mobilização contra projeto de terceirização

Publicado em 15/04/2015 - 15:59 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Entidades sindicais que representam os trabalhadores do Recife aderiram hoje (15) ao Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei nº 4.330, que prevê a contratação de serviços terceirizados para as atividades das empresas. Os protestos contra a proposta de terceirização estão ocorrendo em várias outras cidades.

As entidades sindicais apontam como pontos mais polêmicos da iniciativa a autorização para que empresas privadas transfiram a prestadores de serviços os postos de trabalho da chamada atividade-fim, considerada essencial à atividade principal da empresa. Atualmente, apenas atividades-meio como, por exemplo, limpeza e segurança, podem ser ocupadas por trabalhadores terceirizados.

De manhã, motoristas e cobradores de ônibus de várias empresas de transporte que atendem à região metropolitana do Recife cruzaram os braços e não deixaram as garagens ou estacionaram os veículos em fila dupla, tumultuando o trânsito na região central. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Controle Urbano informou que os agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbana do Recife estão controlando o tráfego a fim de evitar maiores transtornos no trânsito.

Parte dos metroviários também aderiu ao movimento, o que obrigou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) a interromper as operações entre as 9h e as 16h, concentrando os esforços nos horários de maior movimento (5h às 9h e 16h às 21h). Nesses períodos, os metrôs estão sendo operados pelos supervisores e coordenadores de maquinistas. Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, “apesar dos esforços contrários, o metrô parou em protesto contra o PL [projeto de lei] 4.330, que detona com a classe trabalhadora”. A assessoria da CBTU, no entanto, informou que o impacto da paralisação foi reduzido pela interrupção dos ônibus, já que boa parte dos usuários não conseguia chegar ao Recife.

Bancários também aderiram à mobilização. O secretário de Formação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino do Egito Filho, disse que o movimento de paralisação só vai medir o grau de adesão no fim do dia. Ele destacou, no entanto, que, na área do Recife Antigo, todas as agências foram fechadas. Dezenas de agências deixaram de funcionar em todo o estado. E não só de bancos privados, mas também dos públicos, cujos trabalhadores “estão solidários com os demais companheiros”, disse Filho. A Febraban ainda está fazendo o levantamento da paralisação em todo o país.

O texto-base do PL 4.330 foi aprovado no último dia 8. As sugestões de mudanças no texto, os chamados destaques, no entanto, voltaram a ser debatidos ontem (14), na Câmara dos Deputados.

Edição: José Romildo

Últimas notícias