Comunidades pacificadas do Rio se preparam para receber turistas nas Olimpíadas

Publicado em 11/05/2015 - 20:22 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Para receber os turistas durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, hostels e albergues de favelas onde há unidades de Polícia Pacificadora (UPP) já se preparam para atrair os visitantes. As comunidades são muito procuradas por turistas que desejam conhecer a cultura da cidade por meio do dia a dia dos moradores.

Programas simples como passeios de mototáxis pelas vielas dos morros e visitas a restaurantes com comidas caseiras são alguns dos programas preferidos dos turistas.

"Muitos turistas buscam as comunidades porque querem conhecer como as pessoas vivem, além de preferirem estar em um ambiente mais simples, porque acreditam que só assim podem vivenciar a cultura de uma cidade", diz Eduardo Figueiredo, um dos responsáveis pelo Babilônia Rio Hostel, localizado na comunidade da Babilônia em Copacabana, zona sul do Rio.

As favelas do Vidigal e do Cantagalo, também na zona sul, são outros locais bastante procurados pelos turistas. De acordo com a Associação Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro (Accarj), na Babilônia existem 25 estabelecimentos de hospedagem. Para acompanhar a demanda, os proprietários têm procurado aumentar o conforto e a privacidade dos hóspedes e investir em tecnologia e sustentabilidade.

"Para agradar ainda mais o público, pretendemos colocar energia solar e já estamos nos preparando para começar a usar a água da chuva por conta da consciência ambiental e redução de custos", relata Figueiredo.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto. Segundo o Ministério do Turismo, cerca de 350 mil visitantes são esperados durante o evento.

Edição: Jorge Wamburg

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala durante a solenidade de Posse dos ministros  das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações
Política

Bolsonaro diz a embaixador que Brasil vai ajudar o povo libanês

“O Brasil está solidário e manifestamos esse sentimento ao povo libanês. Estaremos presentes nessa ajuda àquele povo que tem alguns milhões de seus dentro do nosso país”, disse o presidente.

 A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresenta no Hospital da Criança de Brasília como parte do projeto Concertos da Saúde.
Geral

Orquestra Sinfônica de São Paulo e Masp apresentam série de concertos

Concertos vão combinar arte e música no auditório do Masp. Live será transmitida a partir das 20h no YouTube.

Austrália fecha fronteira estadual pela 1ª vez em 100 anos para deter coronavírus. Na foto, pessoas com trajes de proteção em Melbourne, Austrália
Internacional

Com aumento de mortes por covid-19, Austrália terá mais restrições

Segundo estado mais populoso da Austrália, Vitoria relatou crescimento recorde de 725 novos casos de covid-19, apesar de ter restabelecido o lockdown em Melbourne, a capital.

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Economia

Serviço público tem mais pessoal em trabalho remoto que setor privado

Resultados da pesquisa evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade, diz o Ipea.

Economia

Ecad dará descontos no pagamento de direitos autorais até 2021

Escritório é o responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores.

FILE PHOTO: Tennis - ATP 500 - Mexican Open
Esportes

Rafael Nadal desiste do US Open de Tênis por causa da pandemia

Atual campeão e Roger Federer serão as principais ausências no torneio. "Esta é uma decisão que eu nunca quis tomar, mas decidi seguir meu coração", disse o espanhol.