Governo suspende transporte de haitianos do Acre para São Paulo

Publicado em 19/05/2015 - 21:12 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Ministério da Justiça suspendeu, a partir de hoje (19), o transporte de imigrantes haitianos do Acre para a cidade de São Paulo. Os estrangeiros só voltarão a ser levados à capital paulista após os governos federal e do Acre e a prefeitura de São Paulo estabelecerem novo esquema para o transporte de imigrantes.

Hoje, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse que a cidade não foi avisada com antecedência do envio de imigrantes haitianos. De acordo com o padre Paolo Parisi, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, que abriga imigrantes e refugiados, mais de 40 haitianos chegaram a São Paulo de domingo (17) para segunda-feira (18), vindos do Acre, e mais 40 na última noite.

O Ministério da Justiça destacou, em nota, que o governo federal desenvolve ações para apoiar a integração dos haitianos e outros imigrantes no país. “Destacam-se a garantia de atendimento pela rede de assistência social e acolhimento, pelo Ministério do Desenvolvimento Social; a emissão da documentação trabalhista e o cadastramento em políticas de emprego, pelo Ministério do Trabalho e Emprego; a implantação do Centro de Referência e Acolhimento do Imigrante, em parceria do Ministério da Justiça, do [Ministério do] Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da prefeitura de São Paulo”.

A reportagem contatou diversas vezes o governo do Acre mas não foi atendida.

*A matéria foi alterada às 22h10 para correção de informação divulgada pelo Ministério da Justiça

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias