Preços de alimentos no mundo têm menor valor em 5 anos, mostra pesquisa da FAO

Publicado em 07/05/2015 - 16:08 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Índice de Preços de Alimentos no mundo registrado em abril é o menor desde junho de 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo a entidade, houve queda de 1,2% em relação a março e de 19,2 % na comparação com abril de 2014.

Segundo o relatório semestral da FAO, divulgado hoje (7), os preços dos derivados do leite tiveram a maior queda, seguidos dos preços do açúcar, de cereais e de óleos vegetais. Em contrapartida, os valores de carne subiram em abril, no primeiro aumento desde agosto de 2014.

A produção de cereais em todo o mundo provavelmente vai diminuir em 1,5% este ano em relação ao ano passado, segundo o levantamento, principalmente devido à redução da área plantada com milho.

Se as condições climáticas continuarem normais em 2015, a previsão da FAO para a produção mundial de cereais é de 2,5 bilhões de toneladas, um pouco abaixo do recorde do ano passado, mas quase 5% acima da média dos últimos cinco anos. Segundo a entidade, a queda será amortizada pelos estoques da boa produção de 2014.

O Índice de Preços de Alimentos se refere aos cinco principais grupos de commodities de alimentos nos mercados internacionais: cereais, carne, laticínios, óleos vegetais e açúcar.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias