DF prepara plano para enfrentar bactérias multirresistentes

Publicado em 05/06/2015 - 19:52 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou hoje (5) que lançará, na próxima semana, um plano de enfrentamento à resistência bacteriana para diminuir as contaminações por bacilos multirresistentes, chamados “superbactérias”, nas unidades de saúde. O anúncio foi feito após gestores da secretaria se reunirem com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na tarde de hoje (5).

Reunião na Anvisa para discutir a Super Bactéria. E/D: Dra Maria de Lourdes, médica infectologista e os sub-secretários de saúde, José Tadeu Palmieri e José Carlos Valença (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Reunidos na Anvisa, médicos discutem combate a superbactérias. E/D infectologista Maria de Lourdes Lopes e os  subsecretários de Saúde José Tadeu Palmieri e José Carlos Valença  Antonio Cruz/ Agência Brasil

Em entrevista coletiva, após a reunião, gestores da secretaria não quiseram informar o número de pacientes infectados por bactérias multirresistentes. Apenas reafirmaram que não há surto. “É uma endemia preocupante, porque vem aumentando progressivamente. Nossa política, no Distrito Federal, estava um pouco tímida. A partir dessa reunião com a Anvisa e das modificaçãoes na nossa estrutura de prevenção, a gente vai ter medida mais firme”, disse o subsecretário de Atenção à Saude, José Tadeu Palmieri.

O plano da secretaria terá duas frentes de ação. A primeira será focada no uso racional de antibióticos e na garantia de estoque para os medicamentos. A segunda, tentará diminuir a transmissão no reforço aos protocolos de atenção aos pacientes, na  aquisição de produtos de limpeza mais eficiente, bem como na capacitação dos trabalhadores em saúde e formação de multiplicadores.

Segundo a diretora de Infectologia do DF, Maria de Lourdes Lopes, o plano foi elaborado com base nas ações antissurto aplicadas no Rio Grande do Sul, em 2013, e no Rio de Janeiro, em 2014. “Estamos montando uma frente, uma força tarefa, que vai ser anunciada como política a ser instalada no DF, com capilarização em todos os hospitais”, afirmou a médica.

Os casos de contaminação por superbactérias ganharam repercusão depois que três pacientes infectadas morreram, domingo (31) e segunda-feira (1º). Porém, a Secretaria de Saúde informou que ainda não é possível relacionar as mortes com a presença das bactérias, uma vez que as pacientes apresentavam outras enfermidades graves.

Na última quarta-feira (3), a secretaria anunciou que 16 pacientes foram isolados no Hospital Regional de Santa Maria, a 30 quilômetros de Brasília, após exames detectarem a bactéria multirresistente Acinetobacter baumannii. O último boletim médico da secretaria informa que seis pacientes continuam isolados em mais três unidades de saúde  do DF.

As superbactérias são organismos resistentes à maioria dos antibióticos disponíveis no mercado. O corpo humano tem várias bactérias, mas com a ingestão de antibióticos, algumas se tornam resistentes, emergem de onde estão e se multiplicam, provocando infecção. Dessa forma, o uso indiscriminado de antibióticos é uma das causas do surgimento das superbactérias.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias