Hospital de Guarulhos transfere pacientes por causa de bactéria resistente

Publicado em 23/06/2015 - 20:06 Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Pacientes do Hospital Municipal de Guarulhos, na Grande São Paulo, tiveram que ser removidos hoje (23) para outros centros de saúde após a descoberta de contaminação por uma bactéria, chamada de acinetobacter baumannii, na ala de observação do pronto-socorro. A informação foi confirmada pelo próprio hospital.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarulhos informou que a bactéria, muito frequente em ambientes hospitalares, é resistente a várias classes de antibióticos e sua transmissão ocorre por contato com superfícies contaminadas.

O pronto-socorro foi interditado de forma preventiva e os pacientes, isolados. Com isso, a unidade só receberá casos de urgência e emergência. O local está sendo limpo e desinfectado. Os pacientes expostos passam por exames, que devem ficar prontos na semana que vem, e os funcionários serão treinados e capacitados para intensificar as medidas preventivas de controle de infecção.

Segundo o hospital, 30 pacientes foram transferidos para outras unidades hospitalares de Guarulhos. “Vale ressaltar que nem todos os pacientes removidos estão contaminados. A transferência é para liberar o espaço para limpeza e desinfecção”, diz a nota.

De acordo com a secretaria, entre maio e junho deste ano, quatro pacientes morreram infectados por essa bactéria. Segundo a secretaria, esses pacientes apresentaram quadro muito grave.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias