El Niño pode elevar nível dos reservatórios em 2016, diz ONS

O Nordeste não deve ser afetado e pode registrar menos chuvas.

Publicado em 17/08/2015 - 15:51 Por Vinícius Lisbôa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Ao participar hoje (17) do 5º Seminário sobre a Matriz e Segurança Energética Brasileira, promovido pela Fundação Getulio Vargas, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que a perspectiva dos reservatórios para geração de energia no próximo ano é mais tranquila do que foi na virada do ano passado para 2015.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, durante o 14 encontro anual da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para Hermes Chipp, a hidrologia não é espetacular, mas é muito melhor que no ano passadoMarcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

"Não temos uma hidrologia espetacular, mas é muito melhor  que no ano passado", disse Chipp, que atribuiu ao fenômeno climático El Niño um "papel importante" na melhoria da situação.

"A expectativa dos meteorologistas é que a transição [de 2015 para 2016] seja favorável por causa do fenômeno El Niño, com muita chuva no Sul, chegando ali, no Centro-Sul do país, pegando São Paulo e incrementando Itaipu".

Chipp disse que é preciso esperar o mês de outubro, quando acaba o período seco, para que fique mais definida a possibilidade de desativar mais usinas térmicas. Neste mês, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico autorizou o desligamento de 2 mil megawatts (MW) em usinas térmicas com custo de operação superior a R$600/MWh.

A decisão de desligar as usinas, segundo Chipp, foi fundamentada na redução do consumo de energia no país e na provável expansão da oferta. As novas usinas no Rio Madeira e as eólicas devem começar a funcionar ainda neste ano.

O segundo relatório anual de revisão de carga, que atualiza as perspectivas de consumo, teve que ser antecipado de setembro para julho por causa da redução verificada, informou o Operador do Sistema Elétrico. Entre janeiro e julho, o consumo caiu 2,8% no país, e a previsão é que a redução no ano de 2015 possa chegar a 2%.

Outro fator que influenciou o desligamento das usinas térmicas, segundo Chipp, foi a possibilidade de o país chegar ao mês de novembro com os reservatórios em 31%, o que reduzirá a preocupação com o abastecimento no período seco em 2016, mesmo com previsões "conservadoras" sobre o próximo período úmido. 

Chipp afirma que o Nordeste não deve ser afetado pelos efeitos de El Niño e, por isso, pode registrar menos chuvas. Na próxima quarta-feira (19), o ONS participará de uma reunião com a Agência Nacional de Águas, quando deve ser discutido o aumento da defluência da represa de Três Marias, para ajudar na recuperação do reservatório da usina de Sobradinho, na Bahia.

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.

 Escultura do Cristo Redentor na praia de Copacabana.
Saúde

Cristo Redentor passa por desinfecção antes da reabertura no sábado

Até agora, já foram feitas mais de 400 desinfecções em locais públicos como rodoviárias, aeroportos, estações de trens, metrôs e barcas, hospitais e unidades de saúde e asilos.

Presidente russo, Vladimir Putin, visita hospital de Moscou com roupa de proteção
Internacional

Rússia: médicos serão vacinados contra covid-19 em duas semanas

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, produtor da vacina, disse que o país planeja ter capacidade para produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.

Pesquisadores retiram soro de cavalo
Saúde

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

O coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, da UFRJ, apresenta os resultados da pesquisa hoje (13) à noite, durante simpósio sobre covid-19 na Academia Nacional de Medicina, no Rio.