Pesquisadora propõe regionalização de projeções sobre o clima

Publicado em 15/09/2015 - 20:59 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) começaram a discutir hoje (15), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), como aperfeiçoar as projeções regionais do clima. Os modelos serão usados no próximo relatório do painel das Nações Unidas (ONU), dedicado às mudanças climáticas e previsto para ser publicado em 2019 e 2020.

Segundo Thelma Krug, membro do IPCC e pesquisadora do Inpe, as projeções utilizadas no próximo relatório deverão ser mais específicas e regionais, diferentemente das apresentadas até hoje, que contêm características mais globais. “Quando você tem seus modelos globais, está pegando as regiões com clima temperado, boreal e tropical. Então, se coloca tudo dentro de um mesmo modelo. A ideia é que tenhamos especificidades”, disse.

De acordo com Thelma, modelos mais específicos, que levem em consideração biomas locais e sua interação com o ambiente, são capazes de prever com mais exatidão alterações climáticas futuras.

“O Brasil tem a Floresta Amazônica, com todas as interações com a atmosfera, além do cerrado, um bioma bastante específico do Brasil. Esperamos que eles possam prover estimativas ou previsões mais refinadas das alterações esperadas no futuro.”

A pesquisadora destacou que as pesquisas climáticas regionais desenvolvidas no Brasil colocam o país em um patamar diferenciado em relação às demais nações em desenvolvimento. Além de um corpo técnico de qualidade e cooperação com institutos nacionais e internacionais, Thelma destacou que os pesquisadores brasileiros têm à disposição um supercomputador, que é ferramenta essencial para elaboração dos modelos climáticos.

“Há pouca representatividade de países em desenvolvimento [no IPCC]. Quando levanto essa questão no conselho, a resposta sempre vem assim: mas o países em desenvolvimento não nos darão o retorno que precisamos para questão de modelagem. Nesse particular, nos diferenciamos, porque conseguimos ter autores brasileiros trabalhando em áreas reconhecidamente com limitações nos países em desenvolvimento.”

As reuniões, que ocorrerão até sexta-feira (18) no Inpe, contam têm a participação de 126 especialistas de 55 países.

 

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Vendedores e consumidores enfrentam riscos em mercado de Caracas

No maior mercado de produtos agrícolas da capital venezuelana, as pessoas dão pouca atenção às regras de distanciamento, embora muitos usem máscaras

São Paulo - Comitê Paralímpico Brasileiro anuncia os 25 atletas convocados para a seleção que participará do Mundial de Paratletismo Londres 2017, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Esportes

Bolsa Atleta: divulgada lista de contemplados no programa

Ao todo são 109 atletas contemplados de modalidades que fazem parte dos programas Olímpico e Paralímpico, referente ao pleito 2019.

10/08/2019 - 2 Nacional de Atletismo - Circuito Loterias Caixa de Atletismo - Centro Paralímpico Brasileiro - São Paulo (SP) - Detalhe de um atleta segurando um disco durante a prova de Lançamento de Disco - Masculino
Esportes

Lançamento de disco: falta de competições preocupa Fernanda Borges

Enquanto brasileira treina com restrições por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, estrangeiras já retornaram a torneios.

Parque Nacional do Itatiaia
Geral

Parque Nacional do Itatiaia inicia hoje reabertura gradual

Por enquanto, atrações da parte alta, como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras e a Cachoeira de Aiuruoca, além do camping, continuam fechados. 

Auxiliares de limpeza trabalham em hospital no combate à covid-19
Saúde

Auxiliares de limpeza contam sua rotina em hospital durante pandemia

Maria Berenice diz que o cuidado com a limpeza aumentou ao ficar na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. "Significou ver de perto o sofrimento das pessoas".

Apostadores fazem fila em casa lotérica. A Caixa Econômica Federal sorteia hoje (08) as seis dezenas do concurso 2.149 da Mega-Sena acumulada, que deve pagar um prêmio de R$ 170 milhões.
Geral

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 3 milhões

O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.