Comitê Rio 2016 e ONU lançam campanha para estimular turismo sustentável

Publicado em 15/10/2015 - 17:10 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Como forma de estimular o consumo consciente de turistas e a produção sustentável do setor de turismo no Rio de Janeiro, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou hoje (15), no Jardim Botânico, zona sul da cidade, a edição especial do Passaporte Verde para os Jogos Olímpicos de 2016.  A campanha foi criada durante a Copa do Mundo e ganhou atualizações para as Olimpíadas, agora em parceria com o Comitê Rio 2016.

Por meio de aplicativo gratuito para celular e do site oficial (passaporteverde.org.br), a campanha oferece roteiros ecológicos, nomes de estabelecimentos comerciais que compram de maneira sustentável, que oferecem produtos orgânicos e privilegiam pequenos produtores, além de dicas práticas para os viajantes.

“Viajar pegando leve na mala, menos peso no carro, no ônibus ou no avião gasta menos combustível, evitar voos com escalas”, destacou a gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Rio 2016, Tânia Braga.

A representante do escritório do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, disse que redes de hotéis, agências de turismo e restaurantes já aderiram à campanha para implementar medidas sustenáveis. “Os empreendedores identificam soluções e definem suas metas, como redução de resíduo, de consumo de água e energia”, disse.

Os estabelecimentos e os compromisso serão divulgados, bem como as metas estipuladas por cada parceiro. O Pnuma é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso e ciente de recursos para o desenvolvimento sustentável.

Durante os Jogos, os usuários também vão poder participar de eventos e cumprir metas voltadas para a preservação do meio ambiente.


Fonte: Comitê Rio 2016 e Pnuma lançam campanha para estimular turismo sustentável

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página