Rio de Janeiro tem o dia mais quente do ano

Publicado em 16/10/2015 - 17:38 Por Douglas Correa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Banhistas aproveitam o dia de calor e temperatura recorde na Praia de Ipanema (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Banhistas aproveitam o dia de calor na Praia de IpanemaTomaz Silva/Agência Brasil

A capital fluminense bateu novo recorde de temperatura hoje (16), com a máxima chegando a 42,8 graus Celsius (°C) em Santa Cruz, zona oeste do Rio, superando os 42,1°C registrados ontem (15) em Marambaia, também na zona oeste. 

A temperatura recorde registrada hoje não ocorre no Rio num mês de outubro desde 1915. A mínima, de 23,2ºC, ocorreu na Vila Militar. No Alto da Boa Vista, cercado pela Floresta da Tijuca, onde, com frequência, são verificadas as temperaturas mais baixas do Rio, os termômetros atingiram 38,9ºC, a mais alta do ano para a região, superando os 38,1ºC de janeiro e setembro deste ano.

A temperatura registrada hoje em Santa Cruz é a terceira mais quente dos últimos 100 anos, desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou, em 1915, a medição das temperaturas máxima e mínima.

Até hoje, a temperatura mais alta foi 43,2ºC, registrada no dia 26 de dezembro de 2012, também em Santa Cruz. A segunda maior ocorreu em 1984, no Bairro de Bangu, também na zona oeste, quando os termômetros assinalaram 43,1ºC.

Rio de Janeiro tem mais um dia de calor e sol forte, com temperaturas acima de 40 C

Termômetros marcaram mais de 40ºC Tomaz Silva/Agência Brasil

O dia foi de muito calor, sol forte e praias lotadas, com os cariocas aproveitando o mar calmo e  a água clara. Durante toda a manhã não ventou e os termômetros digitais, instalados em vários pontos da cidade, marcaram temperaturas superiores a 40 graus.

À tarde, começou a ventar e a previsão da Meteorologia para as próximas horas é de ventos com rajadas e queda acentuada da temperatura para amanhã (17).

Para este sábado ocorrerá um declínio acentuado de temperatura, com a máxima atingindo 28ºC, uma queda de mais de 14°C em relação a hoje. A mínima ficará em torno dos 20°C. De acordo com a Meteorologia, a previsão para amanhã é de céu nublado a encoberto com chuva em áreas isoladas. Os ventos serão de fracos a moderados, soprando da costa, com rajadas na direção Sudeste.

 


Fonte: Rio bate novo recorde de temperatura e tem o dia mais quente do ano

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias