Servidores da Secretaria da Saúde do Distrito Federal encerram greve

A categoria estava parada desde 8 de outubro

Publicado em 29/10/2015 - 17:42 Por Da Agência Brasil - Brasília

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) decidiram hoje (29) encerrar a greve, após o governo do Distrito Federal informar que iria cortar o ponto dos trabalhadores grevistas.

Segundo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde), os profissionais que têm ensino superior voltam ao trabalho ainda hoje. Técnicos administrativos, técnicos auxiliares, biomédicos, terapeutas e bioquímicos, entre outros, voltam a partir a manhã, conforme escala.

De acordo com o SindSaúde, a paralisação foi encerrada, mas os trabalhadores permanecem em “alerta de greve”, podendo voltar com a greve se acharem necessário.

A categoria estava parada desde 8 de outubro. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal considerou a greve como ilegal, determinou o retorno imediato dos servidores, que ficaram sujeitos a multa diária de R$ 300 mil, caso descumprissem a ordem.

Na quarta-feira (28), os enfermeiros decidiram, em assembleia, voltar ao trabalho. O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal informou que a categoria permanece paralisada. A continuidade do movimento foi decidida ontem em assembleia.

Os servidores do GDF entram em greve após o governo anunciar, em setembro, uma série de medidas para para reverter um déficit de R$ 5,2 bilhões no Orçamento. Dentre elas, cancelou a parcela de reajuste dos servidores previstas para este ano. Semana passada, o governo local informou que voltaria a pagar o aumento das 32 categorias em 1º de outubro de 2016. Os reajustes foram autorizados em 2013, na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias