Ano-Novo em Copacabana celebrará Jogos de 2016 e o centenário do samba

Publicado em 29/12/2015 - 22:56 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter Agência Brasil - Rio de Janeiro

A festa da passagem de ano na Praia de Copacabana, no Rio, que, segundo estimativa da prefeitura, deverá reunir mais de 2 milhões de pessoas, vai ser de muitas comemorações. Além da virada que traz a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que ocorrerão entre agosto e setembro, 2016 está sendo chamado de “O ano que vem para ficar”, frase exposta nas faixas e cartazes da prefeitura na decoração da cidade. “A gente tem certeza que vai ser um momento que inicia uma fase muito especial da nossa cidade", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que fez uma vistoria na montagem do palco principal da festa, localizado em frente ao Hotel Copacabana Pálace. O prefeito estava acompanhado do secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Melo.

Além da virada que traz a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que ocorrerão entre agosto e setembro, 2016 está sendo chamado de o ano que vem para ficar , frase exposta nas faixas e cartazes da pre

Além da virada que traz a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que ocorrerão entre agosto e setembro, 2016 está sendo chamado de “o ano que vem para ficar”, frase exposta nas faixas e cartazes da prefeitura na decoração da cidadeCristina Indio do Brasil/Agência Brasil

No palco, com 65 metros de extensão, o público vai poder fazer a contagem regressiva acompanhando telas de luzes de LED. Elas formarão um relógio digital, que poderá ser visto por quem estiver em outros pontos da orla, como do segundo palco instalado na altura da Rua Santa Clara. “A imagem pelo telão e também as 30 torres de áudio espalhadas vão passar a contagem regressiva para o povo sincronizar”, disse Flávio Machado, vice-presidente executivo e diretor Artístico da empresa responsável pela organização da festa.

Na saudação ao ano que chega, está prevista uma queima de fogos, nas cores verde, violeta e laranja, que deve durar16 minutos. O projeto assinado pela empresa Pirotecnia Igual Brasil, promete um espetáculo em homenagem à mistura de raças e ao espírito olímpico. No fim, o rufar de 2 mil tambores será a trilha sonora para iluminar com a cor branca o céu de Copacabana em uma mensagem de paz.

No palco, com 65 metros de extensão, o público vai poder fazer a contagem regressiva acompanhando telas de luzes de LED. Elas formarão um relógio digital

No palco, com 65 metros de extensão, o público vai poder fazer a contagem regressiva acompanhando telas de luzes de LED. Elas formarão um relógio digitalCristina Indio do Brasil/Agência Brasil

A festa de Ano-Novo, que tem o tema Rio Cidade Olímpica, vai comemorar também o centenário do samba e pela pela primeira vez será encenada uma peça teatral no palco principal. O musical SamBRA, vai ter à frente o cantor e compositor Diogo Nogueira e artistas consagrados como Zeca Pagodinho, Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz e Neguinho da Beija-Flor.

Para o cantor e compositor Gabriel Moura, que vai abrir os shows no palco principal, participar do espetáculo é uma grande responsabilidade. “Gente de todo lugar do planeta estará aqui no dia 31 esperando de nós artistas que eleve a energia junto com eles. Que passe felicidade, amor, alegria. Preparei um show com músicas que falam da cidade do Rio de Janeiro, de bairros como Madureira, Méier, Vila Isabel, de São Gonçalo, que também é estado do Rio, e termina com uma música que fala de felicidade, numa parceira minha e do Seu Jorge [cantor e compositor]”, disse à Agência Brasil.

O cantor e compositor Gabriel Moura, que vai abrir os shows no palco principal

O cantor e compositor Gabriel Moura, que vai abrir os shows no palco principalCristina Indio do Brasil/Agência Brasil

Durante o ensaio, Gabriel Moura chegou a cantar a música para Eduardo Paes, que mesmo imobilizado por uma bota ortopédica, por causa de uma fratura no pé direito, arriscou dançar. “Quebrei o ossinho na lateral do pé. Foi na festa da firma”, disse o prefeito.

Na avaliação de Eduardo Paes, a festa será um sucesso e pediu a todos que estiverem no Rio que comemorem e se divirtam sempre respeitando o direito dos outros. De acordo com a estimativa da Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur), a cidade deverá receber 857 mil turistas no Ano-Novo, que poderá injetar quase US$ 700 milhões na economia da capital fluminense.

Paes disse também estar “arrasado” com fato de saber que esta será a sua penúltima festa de passagem de ano com prefeito do Rio. “Se quiserem aprovar uma emenda constitucional permitindo a reeleição eterna de prefeito, é uma bela medida que a gente fazia na reforma política. Como não vai dar, quero aproveitar este último ano e trabalhar muito para deixar esta cidade melhor do que eu encontrei”, disse. “Para mim vai ficar a saudade de não poder mais ser prefeito do Rio, mas, até meia- noite do ano que vem, eu ainda estou aqui firme e forte”, acrescentou.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias