Chuva deixa o Rio de Janeiro em estágio de atenção

Publicado em 30/12/2015 - 17:47 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter Agência Brasil - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 16h23 de hoje (30) por causa da atuação de núcleos de chuva moderada e forte, em consequência do calor e da alta umidade do ar. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte em pontos isolados, acompanhadas de rajadas de vento forte. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a ocorrência de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Segundo o Centro de Operações, nos últimos 15 minutos houve registro de chuva forte no Alto da Boa Vista (zona norte), na Rocinha (zona sul) e na Saúde (região portuária). Houve registros de chuva moderada em Santa Teresa e em Laranjeiras e fraca na Urca, os três bairros na zona sul.

O Centro de Operações informou ainda que hoje o tempo ficou instável na cidade do Rio, com o céu parcialmente nublado a nublado e temperaturas elevadas e ventos com intensidade moderada a forte. A temperatura máxima (41,5°C) foi registrada às 14h15, na estação Guaratiba (ona oeste), e mínima (24,5°C) às 5h, na estação Alto da Boa Vista.

A sensação térmica atingiu 43,8°C às 14h15 na estação Guaratiba. Para o fim da tarde desta quarta-feira e durante a noite a previsão é de pancadas de chuva isoladas no município do Rio, acompanhadas de rajadas de vento moderado, ocasionalmente forte.

Por causa do estágio de atenção, a prefeitura recomendou que a população permaneça ou procure locais seguros, evitando áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos. Sugeriu ainda que se faça a verificação de sinais de rachaduras nas residências. Se perceber trincas ou abalo na estrutura, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199.

Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes significa perigo de deslizamento. Nesse caso, os moradores devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais também são informados pelo número 199.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias