Satisfação em aeroportos alcança 85% dos passageiros, diz secretaria

Publicado em 28/01/2016 - 14:14 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, apresenta o resultado da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro referente ao 4 trimestre de 2015 (José Cruz/Agência Brasil)

Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho apresenta o resultado da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro referente ao quarto trimestre de 2015José Cruz/Agência Brasil

Pesquisa de satisfação dos passageiros divulgada hoje (28) pela Secretaria de Aviação Civil indica que, no último trimestre de 2015, 85% dos entrevistados consideraram  “bom” ou “muito bom” os 15 aeroportos avaliados. Juntos, os terminais movimentam 80% dos passageiros do país. 

O aeroporto de Curitiba foi o melhor avaliado pelos passageiros no período. O de Cuiabá teve o pior índice de satisfação. A pesquisa é divulgada pela secretaria a cada três meses. Foram entrevistadas 13,2 mil pessoas entre os meses de outubro e dezembro.

“Passada a Copa do Mundo, com as obras entregues, estamos numa trajetória de evolução muito boa de satisfação do passageiro. Entendemos que ela está ligada sim ao aumento da oferta de infraestrutura, ao aumento da quantidade de serviços e de comodidade oferecidas nos aeroportos”, afirmou o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho.

As notas atribuídas na pesquisa variam entre 1 e 5. O aeroporto da Curitiba teve nota 4,52 e o de Cuiabá, 3,36. Após Curitiba, os terminais com melhores notas são os de Campinas e Guarulhos, em São Paulo, e Recife.

Além de Cuiabá, os terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, e o de Salvador ficaram com notas abaixo de quatro, que é o patamar considerado satisfatório pela secretaria. O ministro Guilherme Ramalho disse que, em alguns casos, as piores avaliações coincidem com períodos de obras nos terminais.

Wi-fi

A pesquisa avaliou 48 indicadores de infraestrutura dos aeroportos, entre eles gestão e serviços, disponibilidade de tomadas, wi-fi,  assentos na área de embarque e informações nas esteiras de bagagem. A exemplo do que tem ocorrido nas últimas pesquisas, os serviços de tecnologia estão abaixo das expectativas dos passageiros.

A qualidade do wi-fi disponível foi avaliada como “ruim” ou “muito ruim” nos 15 aeroportos pesquisados. A disponibilidade de tomadas teve nota superior a 4 apenas nos terminais de Fortaleza e Viracopos, em Campinas (SP). O indicador com maior média (4,64) entre os 15 aeroportos foi referente ao tempo de fila no check-in.

A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro completou três anos e o balanço do período mostra que tem ocorrido constante evolução na avaliação dos aeroportos. No início, apenas cinco aeroportos (Fortaleza, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Congonhas) alcançavam nota cima de 4. Nesta última pesquisa, 12 dos 15 terminais tiveram notas acima de 4.

Edição: Armando Cardoso

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