Brasil e EUA definem agenda contra o vírus Zika

Publicado em 02/02/2016 - 19:40 Por Da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, e a secretária de Saúde dos Estados Unidos, Sylvia Burbell, reafirmaram o compromisso dos países no combate ao mosquito Aedes aegypti em teleconferência na tarde de hoje (2), segundo informou o Ministério da Saúde.

Castro e Sylvia vão buscar cooperação para o desenvolvimento de pesquisas para diagnósticos, vacina e tratamento contra o vírus Zika. Além disso, se comprometeram em acelerar as investigações em curso sobre as infecções causadas por arbovírus, relacionados aos casos de microcefalia e de Síndrome de Guillain-Barré.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) também se colocou à disposição para trabalhar nos aspectos do combate ao mosquito. O órgão norte-americano tem atuado em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil desde que o Brasil decretou emergência de saúde pública de importância nacional, no dia 11 de novembro,

A reunião de hoje é um desdobramento da interlocução na semana passada entre a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o enfrentamento da doença.

A pasta informou que ficou acertada uma nova reunião, prevista para o dia 20 de fevereiro, no Brasil, envolvendo técnicos do National Institutes of Health (NIH) e CDC, dos EUA, e técnicos do Ministério da Saúde, do Instituto Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, entre outros especialistas convidados.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias