Erros em estrutura de escoramento causaram acidente em ponte de Fortaleza

Publicado em 22/03/2016 - 17:45 Por Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil - Fortaleza

Falhas no projeto e na execução do escoramento metálico de uma das vigas da obra da ponte sobre o canal do Lagamar, no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, causaram a queda da estrutura na noite do dia 22 de fevereiro. O acidente ocorreu durante a concretagem da estrutura, deixando dois operários mortos e sete feridos.

O laudo da comissão formada pela prefeitura de Fortaleza para investigar as causas do desabamento foi apresentado ontem (21) em reunião entre os membros do grupo, que incluiu órgãos da administração municipal e entidades externas, como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-CE) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-CE). 

O documento indicou que o acidente foi causado pela união de três fatores: desalinhamentos de um dos apoios e de um conjunto de treliças e a baixa qualidade de uma das peças que unia um desses conjuntos. “Combinados, esses efeitos ocasionaram um deslocamento súbito e o consecutivo desabamento do conjunto do escoramento”, esclareceu, por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

A obra da ponte sobre o canal do Lagamar faz parte de uma intervenção que prevê ainda a construção de uma rotatória e de dois viadutos em Aerolândia. Os trabalhos das demais etapas foram reiniciados quatro dias após o acidente. Já as atividades no trecho onde ocorreu o desabamento devem recomeçar, segundo a Seinf, no próximo mês.

Na nota, a secretaria pede providências para que a construtora Ferreira Guedes, responsável pelas obras, retome os trabalhos em “condições de total segurança, sem comprometimento do calendário inicial”. A previsão de entrega das obras é outubro deste ano. Procurada pela Agência Brasil, a empresa informou que ainda não teve acesso ao conteúdo do laudo. 

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias