Rio Verde é a primeira cidade do país com sinal de televisão totalmente digital

Publicado em 01/03/2016 - 15:40 Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil - Brasília

televisão

Agora,emissoras que operam na cidade  transmitem apemas  o   sinal   digital      Arquivo/Agência  Brasil

O Ministério das Comunicações concluiu hoje (1º) o processo de desligamento da transmissão  analógica de televisão no município de Rio Verde, em Goiás. Com isso, todas as emissoras que operam em Rio Verde passam a transmitir apenas o sinal digital.

Rio Verde é a cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital. Depois do desligamento, a programação das emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico, que apresenta qualidade de som e imagem inferiores. Em seu lugar, as geradoras vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

Com o desligamento do sinal analógico no município, a frequência de 700 MHz, que já foi leiloada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começa a ser liberada para a ampliação do serviço de 4G (quarta geração) na região.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, que participou da solenidade de desligamento do sinal em Rio Verde, ratificou que, até 2018, todo o espectro será totalmente disponibilizado para a internet móvel de alta velocidade e enalteceu a integração do setor para o sucesso da iniciativa. "O desligamento foi uma ação conjugada de esforços entre o governo, as emissoras de TV e as empresas de telefonia para promover este momento histórico para o país. Isso proporcionará ainda uma evolução do 4G."

O evento contou ainda com a presença dos presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, da Entidade Administradora da Digitalização, Antonio Martelleto, e da Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, além de representantes das emissoras de televisão e das operadoras de telefonia.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Forte explosão na região portuária de Beirute
Política

Missão brasileira embarca com 6 toneladas de material a Beirute

Chefiada pelo ex-presidente Michel Temer, a missão leva 6 toneladas de materiais entre medicamentos, e alimentos a Beirute, que foi fortemente afetada por uma explosão há oito dias.

Fachada da Caixa Econômica Federal
Economia

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em julho

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

Londres, coronavírus, covid - 19
Internacional

Museu da Ciência reabrirá em Londres no próximo dia 19

Museu oferece ingressos online com hora marcada para um número reduzido de visitantes, a fim de permitir o distanciamento social e controlar a movimentação.

Pessoas em parque de Paris
Internacional

França: nova onda de covid-19 pode ter controle mais difícil

O presidente Emmanuel Macron, afirmou, em videoconferência com ministros, que a França vai adotar novas restrições para as 20 maiores cidades do país, visando a  conter a taxa de infecções.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Câmara aprova MP que amplia uso de assinatura eletrônica

Objetivo da MP é facilitar o uso de documento assinados digitalmente para ampliar o acesso a serviços públicos digitais. Texto segue para o Senado.

la bombonera, estádio do boca juniors
Esportes

Equipes do futebol argentino voltam a treinos presenciais

Após paralisação de cinco meses causada pela pandemia de coronavírus, 16 das 25 equipes da primeira divisão do país sul-americano retornaram às atividades presenciais.