Sanders e Marco Rubio vencem prévias de seus partidos em Maine e Porto Rico

Publicado em 07/03/2016 - 09:32 Por Da Agência Lusa - Estados Unidos

O senador norte-americano Bernie Sanders venceu, no domingo (6), as prévias democratas no Maine, onde estavam em jogo o apoio de 30 delegados para as convenções que vão nomear o candidato do partido nas presidenciais dos EUA, segundo projeções dos meios de comunicação.

Quando estavam contabilizados 86% dos votos, o senador tinha 64% contra 36% da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Trata-se da oitava vitória de Sanders nas primárias para eleger o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro. Hillary Clinton conta com 12 vitórias, até agora.

A próxima grande disputa eleitoral para os democratas será amanhã (8), no Michigan, onde está em jogo o apoio de 147 delegados cujo o apoio é disputado tanto por Hillary como por Sanders.

Hillary é a favorita nas sondagens, com uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais, segundo a média das sondagens elaborada pelo portal Real Clear Politics.

Partido Republicano

Já nas primárias do Partido Republicano, em Porto Rico, o republicano Marco Rubio se impôs, conquistando sua segunda vitória na corrida. O senador pela Flórida obteve larga vantagem conquistando os 23 delegados em disputa.

Rubio, de origem cubana e que viajou no sábado para a ilha para fazer campanha, conseguiu 73% dos votos – mais de metade do necessário para conquistar todos os delegados em jogo –, contra 13,6% do magnata Donald Trump, que surge como favorito nas sondagens.

A uma distância muito maior ficou o senador pelo Texas Ted Cruz, também de origem cubana, com 9% dos votos, e o governador de Ohio John Kasich com pouco mais de 1%.

Os eleitores porto-riquenhos não podem votar nas eleições presidenciais de novembro, mas podem participar no processo de seleção de candidatos de cada partido.

Porto Rico tem um estatuto híbrido: é um estado livre associado dos EUA, não sendo um dos 50 estados norte-americanos.

A próxima prévia para os republicanos será em 15 de março, na Florida, onde será disputado o apoio de 99 delegados e, segundo normas do partido, o vencedor leva todos os votos. As sondagens na Florida conferem a Trump uma cômoda vantagem de 18 pontos sobre Rubio.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias