Conferência nacional de direitos LGBT resulta em 70 propostas

Publicado em 28/04/2016 - 17:33 Por Agência Brasil - Brasília

A 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT terminou com 70 propostas para a implementação de medidas para o setor. O enfrentamento à violência contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais e transgêneros), um dos temas mais discutidos durante o evento, está contemplado nas propostas.

Os participantes propuseram também ações para a inserção da comunidade LGBT no mercado de trabalho, outra dificuldade enfrentada pelo segmento.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), os delegados da conferência também sugeriram a implementação de políticas intersetoriais, pacto federativo, participação social e sistema nacional de promoção da cidadania, além de ações de cultura e comunicação em direitos humanos, segurança pública e sistema de justiça na promoção e defesa dos direitos humanos da população e marcos jurídicos.

Jovens e adolescentes

A 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, também encerrada esta semana, resultou em terminou com 60 propostas aprovadas em plenária, que vão de políticas para aumentar a participação a pedidos de mudanças orçamentárias.

Entre as sugestões, está a elaboração de políticas públicas para assegurar e efetivar a participação de crianças e adolescentes nos Conselhos de Direito, com voz, voto e garantia de acessibilidade; o incentivo à formação política e a disseminação, pelas das redes de ensino, da importância da participação de crianças e adolescentes nos espaços de incidência política.

Os delegados também propuseram a elaboração de um plano orçamentário que estabeleça e implemente recursos financeiros para o Fundo da Infância e Adolescência por meio de lei federal; a garantia da inclusão do estudo dos direitos humanos de crianças e adolescentes no currículo escolar e a criação de um plano nacional de erradicação da violência letal contra crianças e adolescentes, entre outras.

Pessoa com deficiência

Já a 4ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência foi encerrada com 89 propostas de políticas públicas para este segmento da população. Segundo SDH, a desburocratização e a adequação dos serviços de saúde pública foram os temas mais contemplados pelas propostas do relatório final.

Entre as solicitações, estão melhores condições de acesso a hospitais, atendimento qualificado e adequação dos instrumentos para o atendimento das pessoas com deficiência. O empoderamento e a representatividade desse segmento da população nos órgãos públicos também foram destacados entre as sugestões. O texto ainda traz diretrizes para a ampliação de assistência de locomoção e de inclusão de pessoas como deficiência.

O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada de todo o território nacional, além de representantes de órgão públicos.

A conferência foi simultânea e no mesmo local de conferências temáticas que tratam de direitos da pessoa idosa, de crianças e adolescentes e da comunidade LGBT. Os eventos começaram no último domingo (24) e terminam amanhã (29).

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.

Rio de Janeiro - Dedo do Cristo Redentor danificado por raio começa a ser restaurado a partir de hoje (21). O dedo médio da mão direita do Cristo Redentor foi atingido por raio na noite do dia 16. (Foto Thomaz Silva/Agência Brasi)
Saúde

Cristo Redentor passa por desinfecção antes da reabertura no sábado

Até agora, já foram feitas mais de 400 desinfecções em locais públicos como rodoviárias, aeroportos, estações de trens, metrôs e barcas, hospitais e unidades de saúde e asilos.

Presidente russo, Vladimir Putin, visita hospital de Moscou com roupa de proteção
Internacional

Rússia: médicos serão vacinados contra covid-19 em duas semanas

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, produtor da vacina, disse que o país planeja ter capacidade para produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.

Pesquisadores retiram soro de cavalo
Saúde

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

O coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, da UFRJ, apresenta os resultados da pesquisa hoje (13) à noite, durante simpósio sobre covid-19 na Academia Nacional de Medicina, no Rio.