Forças Armadas podem substituir PM na segurança de vias durante a Rio 2016

Publicado em 20/05/2016 - 18:09 Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

rio2016_banner

As Forças Armadas poderão atuar na segurança de vias expressas do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos para que a Polícia Militar seja liberada para outras funções no período. Entre os locais de atuação dos militares estão a Avenida Brasil e a Linha Vermelha.

“O governador [Francisco Dornelles] nos informou que enviará um pedido ao presidente [interino] Michel Temer de que as Forças Armadas venham a cuidar de algumas vias, Transolímpica, Linha Vermelha, talvez, liberando o pessoal de segurança pública do estado para cumprir outras missões”, disse hoje (20) o ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião no Palácio Guanabara.

Ao todo, 38 mil homens da Forças Armadas atuarão na segurança pública durante a Rio 2016, de 5 a 21 de agosto deste ano. Desse total, 20 mil atuarão na cidade-sede e o restante do efetivo será distribuído entre as cinco cidades que receberão partidas de futebol masculino e feminino: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, cogitou a atuação das forças armadas em todos corredores expressos da cidade, para liberar a PM para outras tarefas de segurança pública. Segundo Beltrame, o pedido de reforço ao governo federal não está relacionado à crise financeira do estado. “A gente vai aceitar e precisa de apoio, não vamos perder essa oportunidade.”

O ministro e o secretário, descartaram, no entanto, atuação das Forças Armadas em áreas de conflito da cidade, como já ocorreu em outras ocasiões, nas comunidades da Maré e no Complexo do Alemão, sob forte crítica de organizações de direitos humanos e moradores.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias