Militares se preparam para "ensaio geral" dos Jogos Olímpicos no Rio

Publicado em 16/05/2016 - 16:52 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Entre os dias 17 e 19 de maio, os cariocas devem testemunhar um deslocamento de tropas e aeronaves militares pela cidade. As ações fazem parte de um treinamento considerado "ensaio geral" para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Segundo o Comando Militar do Leste, o exercício ocorrerá nas duas próximas semanas, mas os três dias mencionados devem ser os de maior movimentação. A preparação incluirá a aterrissagem de aeronaves. Os locais de maior trânsito devem ser o Aeroporto Internacional do Galeão, Barra da Tijuca, Campo dos Afonsos (Deodoro), Gávea, Copacabana, Deodoro, Engenho de Dentro, Laranjeiras, Maracanã, Sambódromo e Sumaré.

A preparação aproveitará a realização do evento-teste Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico, entre 18 e 21 de maio, para testar também a Sala de Comando e Controle do Palácio Duque de Caxias, que acompanhará a movimentação por câmeras instaladas na cidade e nas aeronaves.

Os militares vão treinar operações como "escolta VIP", transporte aéreo e transporte terrestre de tropas. O chefe de Comunicação Social do Comando Militar do Leste, coronel Mário Medina, deve conceder uma entrevista coletiva na tarde de quarta-feira (18) sobre o treinamento.

O Comando Militar do Leste informou que 13 helicópteros e 1,3 mil militares participarão do treinamento. 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias