Casos de grávidas com manchas vermelhas na pele caem no Rio

Publicado em 07/06/2016 - 14:56 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro registrou 9.651 casos de gestantes com exantema, principal sintoma da zika, doença que deixa manchas vermelhas na pele. Os casos foram detectados desde 18 de novembro do ano passado, quando a notificação se tornou obrigatória no estado. Os números apontam diminuição no número de casos sintomáticos nas últimas duas semanas apuradas, em que os casos notificados caíram de 145 para 50. De acordo com o relatório, a queda sugere e menore intensidade da transmissão do vírus.

Entre 1º de janeiro de 2015 e 21 de maio de 2016, 61 casos de microcefalia associados a infecções congênitas foram confirmados por critérios clínico-radiológicos no estado. Outros 271 casos de microcefalia notificados estão em investigação para que sejam definidas as causas, e 114 casos foram descartados, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Dos 271 casos em investigação, 208 são de bebês já nascidos e os outros 43 são referentes ao período intrauterino. Deste total, 100 mulheres relataram histórico de manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez.

Do total das notificações de grávidas com exantema, 1.154 tiveram a confirmação de terem sido infectadas pelo vírus Zika, mas ainda não há confirmação se os fetos apresentam microcefalia, visto que o resultado positivo para a doença zika não configura a existência de microcefalia. De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, todas as gestantes serão monitoradas até o final da gestação.

Síndrome de Guillain-Barré

Desde julho de 2015, foram notificados no estado do Rio 193 casos de síndrome neurológica, sendo que 23 casos podem estar associados à infecção pelo vírus Zika. Outros 134 casos estão em investigação para associação com o vírus, e 36 casos foram descartados por não terem quadro clínico compatível. O monitoramento de casos de complicação neurológica pós-infecção pelo vírus Zika foi determinado pela Secretaria de Estado de Saúde, para estabelecer uma possível correlação entre o vírus e a Síndrome de Guillain-Barré (SGB).

A Guillain-Barré é uma doença neurológica, de origem autoimune, que tem como principal sintoma a fraqueza muscular generalizada. Em casos mais graves, pode causar a paralisia da musculatura respiratória. Foi relacionada à infecção por vírus Zika após a epidemia ocorrida na Polinésia Francesa, onde o número de casos de SGB aumentou cerca de 20 vezes. No estado do RJ, a notificação é obrigatória desde julho de 2015.

Como notificar casos de gestantes com exantema

A notificação deve ser feita por profissionais de saúde em até 24 horas após identificação de gestantes que tenham apresentado relato de manchas vermelhas pelo corpo, independente da idade gestacional. Para notificar, basta enviar um e-mail para o endereço notifica@saude.rj.gov.br, ligar para os telefones (21) 2333-3993, (21) 2333-3996, (21) 98596-6553 ou preencher o formulário online disponível no site www.riocomsaude.com.br/exantema.


Fonte: Casos de grávidas com manchas vermelhas na pele cai no Rio de Janeiro

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias