PM do Rio realiza exercício especial de treinamento para os Jogos Olímpicos

Publicado em 09/06/2016 - 13:13 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) fizeram hoje (9) um exercício especial em uma embarcação da concessionária CCR Barcas, atracada na estação Praça XV, centro do Rio. O treinamento objetivou intensificar os preparativos de segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O exercício utilizou dez cães farejadores adaptados ao ambiente marítimo e ao reconhecimento de explosivos.

Os animais passaram por um período de treinamento na França, de modo que mostrassem que estão aptos ao trabalho durante os Jogos. O tenente Vitor Martires, do 1° Batalhão de Ações com Cães, esclareceu a importância dessa experiência para os cães e o motivo do treinamento.

“Esse treinamento de hoje é mais um de ambientação que passamos para os animais, já que, para eles, é importantíssimo que esteja gravado na memória cada detalhe dos locais em que trabalharão. Já estivemos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, trens e em agências dos Correios. Todos os dez cães que estão aqui hoje, mais os outros cinco que virão depois para a Olimpíada, participaram de um treinamento na França para se qualificarem ainda mais para os trabalhos. Sabemos que lá é um país com vasta experiência no combate a atentados. Então, foi algo muito benéfico para nosso batalhão”, disse.

Reação

Martires informou que os cães reagem quando encontram algum artefato suspeito. “Caso exista um risco, a gente pode instalar o alarme preventivo, que é o caso de uma autoridade estar se deslocando para utilizar aquele meio de transporte ou indo visitar algum local. Há também o reativo, quando é algo mais real, como um ataque de bomba. Em ambas as situações, os cães são acionados e farejam o local em busca da substância. Ao encontrarem, eles se sentam em frente ao local suspeito e esperam nossa ação, que é montar um cerco e acionar o esquadrão antibomba.”

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão realizados entre os dias 5 a 21 de agosto, com mais de 10 mil atletas de 206 países. Em 17 dias de competições, serão disputadas 306 provas com medalhas. Já os Jogos Paralímpicos ocorrerão durante os dias 7 a 18 de setembro, trazendo mais de 4 mil atletas de 176 nações. Em 11 dias de disputa, serão realizadas 528 provas com medalhas.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias