Anac registra redução no tempo de filas no 2º dia das novas regras em aeroportos

A recomendação da Anac é que os passageiros cheguem aos aeroportos

Publicado em 19/07/2016 - 19:43 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O movimento no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek diminuiu após os passageiros seguirem a recomendação da Anac para chegarem duas horas antes do embarque (José Cruz/Agência Brasil)

Movimento no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek diminui após passageiros acatarem recomendação de chegar duas horas antes do embarqueJosé Cruz/Agência Brasil

No segundo dia de vigência dos novos procedimentos de inspeção de passageiros para voos domésticos nos aeroportos do país, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou hoje (19) uma redução no tempo médio de espera nos horários de picos em relação a ontem (18). Em Congonhas (SP), onde ontem foram registradas filas de até 45 minutos, hoje o tempo de espera passou para 28 minutos.

Em Guarulhos, o tempo passou de 11 para 10 minutos. No aeroporto de Santos Dumont (RJ), o tempo de espera permaneceu em 15 minutos. Já no aeroporto do Galeão (RJ), onde ontem não foram registrado tempo adicional de filas, hoje a espera foi de seis minutos.

Segundo a Anac, em São Paulo os fiscais da agência reuniram-se com representantes das companhias aéreas e do operador aeroportuário para discutir medidas para garantir aumento da fluidez no processo de inspeção.

A recomendação da Anac é para que os passageiros cheguem aos aeroportos com duas horas de antecedência em relação ao horário da decolagem. A orientação é que os passageiros retirem cintos e demais objetos metálicos antes de passar pelo pórtico (raios X). Quem estiver levando notebook na bagagem de mão deve colocar o aparelho em uma uma bandeja separada.

Qualquer passageiro poderá ser submetido ao scanner corporal ou por uma revista física aleatória. Nesse caso, o passageiro poderá ser revistado por um agente de proteção da aviação civil do mesmo sexo, mesmo se o alarme do equipamento de raio X não tiver disparado.

Também poderá ser solicitada a inspeção manual de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios X. A Anac informou que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo “zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro”.

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias