Casa da Moeda retoma produção de passaportes após falha em equipamento

Publicado em 01/07/2016 - 17:02 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Novo passaporte comum eletrônico brasileiro. O documento passou a ser emitido desde a última segunda -feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por causa da pane, a Casa da Moeda emitiu uma série especial de passaportes sem perfuração, mas com validade igual aos demais Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Casa da Moeda retomou hoje (1º) a produção de passaportes, que havia sido interrompida ontem (30) por causa de um defeito em um equipamento de perfuração a laser, utilizado na produção do documento.

Uma peça nova para a máquina, fabricada na Alemanha, chegou à instituição esta madrugada e está passando por testes e ajustes. Neste meio tempo, a Casa da Moeda produziu uma série especial de passaportes, para dar continuidade ao atendimento à população, segundo nota divulgada à imprensa.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas mantém todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior.”

A Casa da Moeda também informou que as equipes voltarão a trabalhar 24 horas, já neste fim de semana, para dar continuidade ao processo, até regularização da demanda. Segundo a instituição, há estoques suficientes de matéria-prima, principalmente capas dos documentos.

O prazo para entrega dos passaportes, no entanto, continuará “impreciso”, segundo a Casa da Moeda, podendo chegar até 45 dias após a solicitação. Quem tiver dúvidas sobre o recebimento do documento, pode entrar em contato pelo e-mail meupassaporte@cmb.gov.br, informando o nome completo e o número de protocolo.

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias