Ministério da Saúde exonera 73 cargos comissionados

Publicado em 28/07/2016 - 11:19 Por Pedro Peduzzi* – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Saúde publicou hoje (28), no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração 73 titulares de cargos de comissionados da pasta, dando sequência à reforma administrativa determinada pelo governo federal, com o objetivo de enxugar a máquina pública, segundo a assessoria do órgão.

Este primeiro enxugamento abrange apenas cargos administrativos, não implicando, portanto, segundo assessores, em qualquer prejuízo no atendimento direto ao público. Após as exonerações, os cargos serão extintos. Entre os cargos afetados pelas portarias estão os de diretores, coordenadores, assessores, gerentes e assistentes da área.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse, entretanto, que alguns cargos poderão ser reocupados permanentemente ou interinamente por servidores de carreira até serem nomeados substitutos. “Há um aparelhamento do Estado brasileiro que precisa ser desfeito. Nós precisamos enxugar a máquina e trabalhar com as pessoas necessárias para o bom funcionamento das instituições”, disse.

Ele afirmou que foi solicitado pelo Palácio do Planalto o corte de 190 cargos comissionados, mas 315 foram eliminados do Ministério da Saúde.

Barros participou hoje da reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília.

*Colaborou Andreia Verdélio

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.