Campanha para multivacinação termina hoje no Rio

Publicado em 30/09/2016 - 11:59 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação, iniciada dia 19 último, termina hoje (30) no Rio de Janeiro. Mais de 200 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade estão abertas das 8h às 17h para atender crianças e adolescentes, verificando situações vacinais e aplicando as doses necessárias.

Os objetivos principais da campanha são atualizar os esquemas vacinais básicos para os integrantes dos grupos alvos e reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra aos pais e responsáveis para levarem aos postos a caderneta de vacinação da criança e do adolescente, ou algum outro comprovante da situação vacinal. Os documentos serão avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada serão aplicadas.

Segundo a SMS, estão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisam completar os esquemas de imunização, as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A e contra a hepatite B, entre outras.

Vacina contra influenza

Também está sendo aplicada a segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estão disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas.

A secretaria destacou, através de nota que, devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) é vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. É, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias