Virada do Cerrado: governo federal assina acordo para ações ambientais no DF

Publicado em 08/09/2016 - 13:24 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Virada do Cerrado oferece a oficina de arte, Oficina Bambu, no complexo Cultural Funarte em Brasília (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Virada do Cerrado oferece atividades como a oficina de arte e bambu, no complexo Cultural FunarteAntonio Cruz/Agência Brasil

Acordo de cooperação técnica para desenvolver programas e ações de educação ambiental foi assinado hoje (8) entre o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Distrito Federal, em Brasília, no Seminário Água, Florestas e Cerrado, como parte da programação da Virada do Cerrado. O evento começou no dia 7 prossegue até o dia 11 na cidade.

Ao assinar o acordo, o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do ministério, Edson Duarte, disse que a parceria é a soma de esforços para fortalecer as ações de educação socioambiental na área região. “Esse acordo de cooperação técnica que assinamos aqui, durante evento que trata de água, floresta e cerrado, faz parte de uma grande mobilização chamada Virada do Cerrado, que tem por objetivo somar esforços sobre tudo aquilo que envolve educação ambiental', disse.

Duarte ressaltou o desafio para que o cidadão passe a inserir a questão ambiental em sua rotina. “O Brasil acaba de assumir um compromisso mundial com o acordo de Paris. O nosso grande desafio é fazer com que a questão ambiental seja incorporada por cada um, por cada cidadão, por cada cidadã, por cada instituição, tanto pública quanto privada. Um acordo como esse, visando implementar e fortalecer as ações de educação ambiental, é um grande desafio, mas é saudável, porque é a garantia de que estaremos contribuindo para que as questões ambientais de fato sejam incorporadas no nosso cotidiano”, afirmou.

Virada do Cerrado

Brasília- Artistas da cidade participam da Virada do Cerrado, com muitas brincadeiras para crianças e adultos (Elza Fiuza/Agência Brasil)

Artistas da cidade participam da Virada do Cerrado, com muitas brincadeiras para crianças e adultos Elza Fiúza/Agência Brasil

A Virada do Cerrado é uma mobilização que promove atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais, integrando todo o Distrito Federal em um movimento pela sustentabilidade socioambiental. O evento, no período de 7 a 11, tem como tema as mudanças climáticas, trabalhadas a partir dos quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar.

Nos dias 8 e 9, as ações foram de caráter educativo e formativo, com foco na atuação com as escolas e universidades. Estão sendo feitas atividades culturais, esportivas e lúdicas para todos os públicos e idades. No domingo (11), as ações se concentram no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubistchek, onde será celebrada a Virada do Cerrado.

Haverá rodas de conversa, música, oficinas, palestras, mutirões nos parques, feiras agroecológicas, caminhadas, corridas, bicicletadas, contação de histórias, circuito de ciências, cine ambiental, teatro e passeios ecológicos.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias