Belém do Pará recebe procissões do 224º Círio de Nazaré

No domingo, a procissão percorrerá quase 4 mil quilômetros para chegar

Publicado em 08/10/2016 - 17:07 Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Belém - Círio de Nazaré, grande procissão rumo a Praça Santuário de Nazaré (Wilson Dias/Agência Brasil)

No domingo, a procissão percorrerá quase 4 mil quilômetros para chegar até a Praça Santuário de NazaréArquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

As ruas de Belém, no Pará, recebem hoje (8) o segundo dia de procissões do 224º Círio de Nazaré. O evento religioso ocorre na cidade e nas águas da baía do Guajará. A festa, que homenageia a padroeira do estado, Nossa Senhora de Nazaré, traz como tema "Salve Rainha, Mãe de Misericórdia".

Na tarde deste sábado será realizado o ato denominado Trasladação, logo após missa às 17h, no Colégio Gentil Bittencourt, quando os fiéis se dirigem em procissão à Igreja da Sé, fazendo o mesmo trajeto da procissão do domingo, no sentido inverso.

É no domingo (9) que ocorre a festa mais tradicional do Pará, o Círio de Nazaré. A procissão terá início às 6h30, depois da tradicional missa, que começa às 5h, em frente à Catedral da Sé, na Cidade Velha. De lá, a Imagem da Virgem percorre cerca de 3.600 km, para chegar até a Praça Santuário de Nazaré.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, a festividade de Nazaré deste ano deve atrair cerca de 80 mil visitantes para o estado. Ao todo, 12 romarias oficiais fazem parte do evento religioso. As procissões começaram na sexta-feira (7) com o traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua e prosseguem até o Recírio, no dia 24 de outubro.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias