Novo secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, assume cargo segunda-feira

Publicado em 11/10/2016 - 19:43 Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O delegado da Polícia Federal Roberto Sá será o novo secretário de estado de Segurança do Rio de Janeiro em substituição a José Mariano Beltrame, que ficou nove anos no carto. A indicação foi confirmada em nota divulgada pelo governo do estado. Sá, que atualmente ocupa a Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional, vai assumir o cargo na próxima segunda-feira (17).

Roberto Sá nasceu em Barra do Piraí, no sul fluminense, e é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Em 1983, começou a carreira policial como cadete na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar (PM). Na PM do Rio, foi instrutor do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de 1989 a 1992. Ele deixou a PM no posto de tenente-coronel para entrar na Polícia Federal.

Beltrame

O gaúcho José Mariano Baltrame, que entregou o pedido de exoneração ao governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, e ao governador licenciado, Luiz Fernando Pezão, deixa o cargo depois de quase 10  anos. Beltreme tomou posse no início do governo Sérgio Cabral, em 2007. Nesse período, implementou as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), hoje instaladas em 38 comunidades com 1,5 milhão de pessoas atendidas e atuação de 9.543 policiais. O programa das UPPs começou a funcionar em 19 de dezembro de 2008, e a primeira unidade foi instalada no Morro Dona Marta, em Botafogol.

Beltrame é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em administração de empresas e administração pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O secretário que se afasta agora do cargo especializou-se em inteligência estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra.

Em manifestações no Twitter da Secretaria de Segurança, Beltrame disse que a operação policial de ontem (10), em confronto com traficantes das comunidades Pavão-Pavãozinho, que levou pânico a moradores de Copacabana e Ipanema, produziu imagens péssimas para a cidade, mas ressaltou que a polícia não poderia se omitir e que, mais uma vez, cumpriu o seu papel.

De acordo com o secretário, ontem, a UPP das comunidades e o Comando de Operações Especiais “evitaram novamente uma guerra de quadrilhas”.

Pezão

Na nota divulgada pelo Palácio Guanabara, o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão, elogiou o trabalho de Beltrame, destacando que este foi o que por mais tempo ficou no cargo de secretário de Segurança. “O Beltrame prestou serviços extraordinários à população à frente da Secretaria de Segurança nesses quase 10 anos. Temos muito a agradecê-lo.”

Para Pezão, o novo secretário vai seguir a atual política de Segurança do estado. “Roberto Sá vai assumir para dar prosseguimento à nossa política de segurança, que, apesar dos problemas, teve muitos avanços, como a queda dos índices de criminalidade em áreas de UPP”, afirma Pezão.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias