Companhia de saneamento está autorizada a fazer racionamento de água no DF

Publicado em 14/11/2016 - 18:12 Por Da Agência Brasil - Brasília

Com o reservatório do Descoberto, no Distrito Federal, abaixo do nível crítico de 20%, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) já está autorizada a realizar o plano de racionamento de água quando julgar ser o momento mais oportuno. Para isso, a Caesb vai analisar três fatores: o ritmo de queda dos reservatórios, as previsões de chuva para o Distrito Federal e o nível de consumo de água pela população.

A Caesb não tem previsão de quando começará o racionamento, informou a estatal em nota. Segundo a companhia, quando for definida uma data de início do processo de economia de água, ela convocará os meios de comunicação para anunciar a decisão para que a população seja informada.

Para iniciar o plano de racionamento, a Caesb terá que apresentar um plano para a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) com as devidas providências técnicas para reduzir a pressão na rede de distribuição e promover o rodízio de fornecimento de água entre as localidades, podendo começar o racionamento nas regiões.

Neste momento, o reservatório do Descoberto, que abastece cerca de 60% do Distrito Federal, está com volume de 19,73% e o de Santa Maria está com 40,78%.

No Centro-Oeste, a previsão é que haja pancadas de chuva durante toda a semana, com a temperatura mínima de 13°C e máxima de 37°C.

 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias