Belo Horizonte cria rede de transporte especial para o carnaval

Publicado em 24/02/2017 - 09:05 Por Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil - Belo Horizonte

O maior carnaval da história de Belo Horizonte exigirá do Poder Público uma gestão eficiente para atender a demanda por transporte dos foliões e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos dos congestionamentos. A expectativa é que as ruas sejam ocupadas de hoje (24) até quarta-feira (1º), por 2,4 milhões de pessoas. Para lidar com os desafios que a situação impõe, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) criou uma rede de transporte especial para estes dias.

O transporte coletivo não usará nem o quadro de horários de dias úteis, nem de domingos e feriados. Foi elaborado um novo quadro levando em consideração a necessidade de reforço nas linhas que levarão os foliões a blocos de grande demanda, sobretudo nos horários de início e término dos desfiles. Também será estendido o funcionamento do metrô, que terá algumas estações abertas até as 2h da manhã, e será reforçado o atendimento por meio do BRT (Transporte Rápido por Ônibus, Bus Rapid Transit, em inglês), que na capital mineira é conhecido como Move.

Segundo a diretora de Ação Regional e Operação da BHTrans, Deusuite Matos, o planejamento de transporte para o carnaval levou em conta os problemas da experiência do ano passado. Em alguns horários, principalmente à noite, na saída dos blocos, a demanda de passageiros foi bem superior ao normal, e pontos de ônibus ficaram cheios.

Outra medida adotada para este ano foi a criação de desvios fixos para as linhas de ônibus. "No ano passado, tivemos alguns problemas de planejamento. Fcamos correndo atrás dos blocos. Conforme o desfile ia fechando as vias, íamos desviando o trânsito. O usuário de ônibus ficava confuso, porque cada hora sua linha estava passando em um lugar diferente. Muitas vezes, era para o itinerário estar regularizado, mas os blocos são dinâmicos e acabavam extrapolando os horários previstos, forçando-nos a criar novos desvios", lembra Deusuite.

A solução foi delimitar onde está a concentração da maior parte dos blocos, no centro da cidade. Nesta área, o transporte público não vai entrar, e as linhas que normalmente passam por ali adotarão as vias alternativas mais próximas. Os desvios serão fixos durante os dias do carnaval. Serão desativados cerca de 150 pontos de ônibus e, no local, serão afixados cartazes avisando ao usuário qual o ponto mais próximo onde poderá embarcar na sua linha.

Os novos trajetos também serão informados em avisos no interior dos veículos, assim como na página virtual da BHTrans. Por outro lado, o folião precisará ficar atento com o aplicativo lançado pela prefeitura de Belo Horizonte com a programação do carnaval. Ele aponta as linhas de ônibus que poderão dar acesso a cada bloco, mas registra apenas o itinerário normal, sem as alterações. Segundo a BHTrans, devido ao curto tempo, não foi possível incluir os desvios fixos no aplicativo, mas essa é uma ideia que já está sendo trabalhada para o ano que vem.

Além das linhas municipais, a prefeitura de Belo Horizonte fechou contrato de patrocínio com a cervejaria Ambev, no qual prevê que a empresa disponibilize 20 ônibus fazendo transporte gratuito dos foliões, entre os dias 25 e 28. O serviço funcionará das 11h às 22h, com saídas a cada 5 minutos da Avenida dos Andradas, no bairro Floresta. Os veículos circularão por vias da região centro-sul.

Trânsito

Deusuite Matos destaca que o aplicativo é útil não apenas para o folião. "Também serve para as pessoas que evitam o carnaval. Se elas quiserem se deslocar pela cidade, poderão consultar se existe algum bloco grande no seu caminho e avaliar como desviar dele."

Para Deusuite, é inevitável que haja algum retardamento do trânsito, pois corredores grandes serão fechados. "As pessoas precisam compreender que o carnaval é um momento de compartilhar o espaço público. Muitas vezes, tem mais gente no bloco do que pessoas presas no trânsito. De toda forma, a BHTrans está se esforçando para minimizar os impactos, apontando rotas alternativas e desvios."

A gestão do trânsito terá como aliado o sistema de georreferenciamento criado pela prefeitura. Instalada no Centro de Operações (COP-BH), ela trará uma mapa listando os blocos e diversas informações que serão compartilhadas por todos os órgãos envolvidos no carnaval, como a Empresa Municipal de Turismo (Belotur), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

"Teremos uma visão sistêmica do que está ocorrendo. Se um bloco está em uma determinada rua e é preciso desviar o trânsito para outra via, é necessário conferir se não há outro desfileali. Com esse sistema, fica mais fácil, porque pode-se ver o que ocorre simultaneamente." De acordo com Deusuite, com  do georreferenciamento, também será possível ter acesso às imagens de 1,5 mil câmeras espalhadas pela cidade. A ferramenta ajudará a decidir onde colocar os agentes de trânsito. O sistema permite ainda identificar com facilidade hospitais e postos de saúde, cujas vias de acesso precisam ser preservadas.

Outra medida adotada pela BHTrans é a liberação dos estacionamentos rotativos sem necessidade de uso do telão. Belo Horizonte tem mais de 21 mil vagas de estacionamento rotativo, a maioria na região centro-sul, onde o tempo máximo de permanência é de uma ou duas horas, exceto aos domingos e nos feriados. No carnaval, porém, a exceção será estendida ao sábado e à segunda-feira, para que os foliões usem as vagas sem se preocupar com o horário para retirada do veículo.

Edição: Valéria Aguiar

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