Em Salvador, mulheres são maioria nos atendimentos por embriaguez

Publicado em 27/02/2017 - 15:43 Por Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil - Salvador

Apesar da queda no número de atendimentos por consumo excessivo de álcool nos circuitos de Salvador, as mulheres continuam sendo maioria na procura pelos postos de assistência à saúde, instalados próximo dos locais de folia. Segundo a prefeitura de Salvador, os postos registraram 379 ocorrências por embriaguez, até as 6h da manhã de hoje (27), o que representa queda de 11,7% em relação ao mesmo período do carnaval do ano passado, que registrou 429 casos.

As mulheres correspondem a 53% no total de pessoas atendidas por embriaguez. A Secretaria Municipal de Saúde atribui o índice maior de mulheres à preferência pelas bebidas adocicadas, que tendem a ter maior teor alcoólico e contribuem para acelerar o processo de alcoolemia e de intoxicação.

O mito de que o organismo das mulheres é menos resistente ao álcool que o dos homens foi derrubado e explicado pelo coordenador Hospitalar e de Urgência de Salvador, José Antônio Alves. Segundo Alves, não existe essa diferença entre os sexos. Para Alves, a diferença “está nos hábitos adotados por cada um, como a escolha da bebida e a frequência com que se consome bebida alcoólica”.

“O que pode ocorrer é que o fígado daquela pessoa, homem ou mulher, que bebe com mais frequência, acaba por desenvolver uma capacidade maior de metabolizar o álcool ingerido. E é claro que as bebidas mais fortes vão ter o potencial de levar o indivíduo ao estado de embriaguez com mais rapidez”, esclarece o médico.

Blitze da Lei Seca

O consumo de bebidas alcoólicas não deve estar associado à direção de qualquer tipo de veículo, por aumentar a probabilidade de ocorrência de acidentes. Quem insiste em beber durante o carnaval e pegar a direção após a folia pode ser pego em uma das blitze realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador. Nos cinco primeiros dias de carnaval de Salvador, 198 motoristas tiveram a carteira de habilitação recolhida pelo órgão.

Somente ontem (26), 34 habilitações foram recolhidas pelos agentes municipais, entre os 177 motoristas abordados. Do total, 35 foram notificados pelo consumo de álcool e 24 por outros tipos de infrações, como falta do documento de habilitação ou documentação do veículo vencida.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias