Hemorio vacina doadores contra febre amarela para evitar desabastecimento

Apenas poderá ser vacinado no hemocentro fluminense quem doar ou for

Publicado em 20/03/2017 - 09:11 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) paralisou excepcionalmente a coleta de sangue neste domingo (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Aplicação de vacina contra febre amarela no Hemocentro começa nesta quarta-feira Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Hemorio vai aplicar doses da vacina contra a febre amarela a partir de amanhã (21), mas será necessário se candidatar a doar sangue para receber a imunização. Apenas poderá ser vacinado no hemocentro fluminense quem doar sangue ou for avaliado na triagem e considerado inapto para a doação. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a medida tem o objetivo de evitar o desabastecimento de sangue, já que, quando uma pessoa é vacinada contra a febre amarela, seu sangue fica inapto para a doação por quatro semanas. Neste período, o vírus causador da doença, ainda que atenuado, pode ser encontrado no sangue das pessoas já imunizadas.

Como há previsão de vacinação em massa contra a doença na região metropolitana, a tendência é que os estoques diminuam. 

A capacidade do Hemorio é 400 doadores por dia, e o sangue coletado abastece principalmente emergências de grandes hospitais da capital, maternidades e outras unidades de saúde, além de outras cidades, quando é necessário.

O Hemocentro funciona sete dias da semana, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Mais informações sobre a doação e a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800 282 0708.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias