Programa atende 67% da demanda por exames em SP; 160 mil aguardam atendimento

Publicado em 13/03/2017 - 18:23 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A prefeitura de São Paulo anunciou hoje (13) que foram atendidos 67% da demanda por exames médicos das 485,3 mil solicitações existentes no fim de dezembro. O programa municipal Corujão da Saúde usou, além da rede pública, serviços de hospitais particulares para resolver o problema do “estoque de pacientes”. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 15% dos exames foram feitos na rede particular. Os números foram apresentados em visita do prefeito João Doria e do governador Geraldo Alckmin ao Hospital Albert Einstein, um dos estabelecimentos que fazem o atendimento.

Com as novas solicitações de janeiro a março, e somados os 51 mil exames que ainda serão feitos do total represado até dezembro, 160 mil aguardam realização. “Isso é uma coisa normal. Na realidade, não tínhamos a expectativa, nos três primeiros meses, de assumir o compromisso de que teríamos os exames feitos em 30 dias. Nem seria possível, justamente pelo estoque do passado, mas, a partir de 10 de abril, todos os exames serão feitos dentro de 30 dias”, disse o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara. Ele informou que a fila inicial, da qual restam cerca de 50 mil exames, será encerrada em 10 dias.

Consultas

Segundo Pollara, a maioria dos resultados dos exames não gerou mais demandas para o serviço de saúde, pois “foram normais”. Nesse caso, os pacientes retornam à própria unidade de saúde para consultar o médico que solicitou o exame. “Isso não gera fila de especialista”, esclareceu. O secretário destacou que o governo municipal estuda medidas para acelerar as consultas com especialistas e para cirurgias. Ele não informou, no entanto, quantas pessoas esperam esse tipo de atendimento. “O problema de cirurgia é mais complexo. Costumo dizer que nós não temos ociosidade de cirurgião. Temos ociosidade das máquinas, mas não do médico”, comparou.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias